8 de março é dia de protestar

Notícia publicada dia 06/03/2017 15:15

Em pleno século XXI as mulheres continuam tendo motivos de sobre para protestar e exigir igualdade de direitos. Por isso o Dia Internacional da Mulher é uma das datas mais importantes do ano. Tem de ser valorizado e aproveitado para pro-mover o debate, a conscientização e a mobilização para uma mudança de paradigmas, indo muito além da comemoração.

banner_dia_8_marco_sintect_sp_

Afinal, ainda convivemos com a discriminação e o sexismo. As diferenças estão nas ocupações de postos de chefia e direção, ainda majoritariamente masculinos; nos salários menores ganhos pelas mulheres – pesquisas mostram que elas ganham 30% menos que os homens em média; na violência doméstica, social e sexual; no feminicídio (assassinato de mulheres), entre outras mazelas como os estupros e a dupla jornada de trabalho, que gera o trabalho doméstico não remunerado.

A novidade é que neste ano mulheres de mais de 30 países estão planejando um dia da mulher para ficar na história, com a realização de uma grande mobilização de protesto contra as diferenças e violências que persistem.

O SINTECT-SP valoriza e incentiva essa mobilização e convoca as mulheres da categoria a participarem das manifestações e protestos que forem convocadas pelas entidades feministas e parti-dos políticos de esquerda.

Mulher ecetista, essa luta também é sua!

A desigualdade também persiste na estrutura dos Correios, como reflexo da sociedade em que vivemos. Os cargos de chefia e direção continuam sendo majoritariamente masculinos. O direito a creche no local de trabalho continua negado. E as dificuldades para amamentar e acompanhar filhos ao médico se mantém. Há assédio sexual e moral contra as companheiras nos setores, que ainda sofrem discriminação quando ficam gravidas.

A organização sindical das companheiras é necessária, com maior participação na direção e demais instâncias da entidade. Esse é o chamado que a Diretoria faz às com-panheiras. Sem participação não há luta, e sem luta não há conquistas!

Acompanhe a divulgação de locais e horários das manifestações no site do Sindicato:

www.sintect-sp.org.br.