A palavra do Presidente

Notícia publicada dia 06/10/2012 15:57

Vitória de quem luta

Em meu nome e em nome da diretoria de nosso Sindicato, quero agradecer a todos os guerreiros e guerreiras que tornaram possível a vitória de nossa Campanha Salarial.

A união da categoria e sua confiança na direção do SINTECT/SP e dos Sindicatos Unificados, que se empenharam ao máximo para fazer dessa luta a mais transparente e participativa possível, foram decisivos para provar para a direção da ECT e para os que jogaram contra a luta dos trabalhadores que eles erraram feio ao duvidar da capacidade de luta da categoria, e de sua inteligência. De forma sábia, a categoria soube separar o joio do trigo, quem de fato estava ao seu lado e quem estava querendo leva-la para o abismo, com seus discursos falsos, com o objetivo de criar confusão para atingir objetivos mesquinhos e politiqueiros.
Os que lutaram essa batalha garantiram para toda categoria a manutenção de um de nossos maiores bens, que é o Convênio Médico, que a direção da ECT queria
a todo custo reduzir drasticamente. Além da manutenção desse benefício decidida pelo TST, conforme proposta do Ministério Público, foi definida a constituição de uma Mesa Paritária entre a ECT e Sindicatos, onde buscaremos avanços, sendo que qualquer mudança terá que ser negociada e a ECT não poderá mudar o que bem entender, como ela queria. Na Pauta de Reivindicações dos Sindicatos Unificados havia uma serie de propostas sobre esse tema, baseadas nos estudos feitos pelo Departamento de Saúde de nosso Sindicato, e serão essas reivindicações e estudos que levaremos para a Mesa nos próximos meses, e para termos força para avançar nessa questão tão importante e desprezada pela ECT precisaremos novamente da mobilização da categoria.
Além de garantir o Convênio Médico, o TST acabou decidindo por um rejuste salarial e nos benefícios um pouco acima da inflação, de 6,5%, o que a ECT e o Governo eram totalmente contra, e a manutenção do tíquete extra (vale peru).
Diante da intransigência da ECT e da postura da fentect e do pco, que o tempo todo jogaram contra a luta da categoria, e do Governo Federal, que deixou greves de outras categorias se arrastarem por meses sem fazer qualquer concessão, a manutenção de todos os benefícios e os avanços que tivemos, mesmo não sendo tudo o que queríamos, só pode ser visto como vitória. Sendo ainda que se a mobilização tivesse sido maior talvez tivéssemos tido maiores avanços.

A lição que fica dessa luta é que só a mobilização e a unidade consciente da categoria podem trazer vitórias, e que para as próximas lutas o nosso Sindicato buscará conscientizar cada vez mais trabalhadores e trabalhadoras.

Contando com todos e todas nas próximas batalhas, me despeço desejando felicidades e reafirmando o meu muito obrigado.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS