Assembleia encerra a greve e inicia organização da Campanha Salarial 2017

Notícia publicada dia 08/05/2017 14:41

Em assembleia realizada nessa segunda, 8 de maio, no CMTC Clube, a maioria presente aprovou o encerramento da greve iniciado no dia 26 de abril e o retorno às 22h00 de hoje (Turno 3) e amanhã para os demais.

banner_sintecT_sp_trabalhadores_aprovam_fim_da_greve_inicio_campanha_salarial_08_05_2017

A proposta final apresentada pela empresa continha 5 itens, dos quais dois deles foram reprovados pela assembleia por considerar retrocesso para a categoria. Tal proposta não chegou a ser avaliada na assembleia anterior por falta de tempo hábil.

A Diretoria do Sindicato orientou na assembleia a rejeição dos dois primeiros itens e aceite dos 3 últimos, pois entende que os dois primeiros itens eram prejudiciais à categoria.

E orientou pelo encerramento da greve, porque ela já vinha refluindo e perdendo a força necessária para garantir conquistas maiores nesse momento, em que a direção da empresa e o governo estão batendo recordes de intransigência e autoritarismo.

Do ponto de vista do Sindicato, continuar parado agora levaria a um desgaste e prejudicaria a Campanha Salarial que se aproxima. Nossa data-base é 1º de agosto, e nela todo o Acordo Coletivo será posto na mesa. No ano passado a empresa já quis mexer em cláusulas fundamentais, como o convênio médico. Possivelmente ela repetirá a dose esse ano, e a luta terá de ser muito forte. O momento, portanto, é de se organizar e acumular forças para essa batalha que se aproxima e será decisiva para o futuro da categoria ecetista.

A maioria dos companheiros presentes à assembleia entendeu e concordou com as ponderações da Diretoria do Sindicato, e aprovou o encerramento da presente greve com vistas à organização de uma luta muito mais forte na Campanha Salarial deste ano, daqui a apenas 3 meses.

A proposta debatida e acatada pela categoria foi:

1 – Reabertura do PDI (REJEITADA):
Caso aprovado pela SEST e demais órgãos competentes, para fins de evitar a possibilidade de demissão motivada em massa.

2 – Suspensão das férias (REJEITADA):
A empresa propõe revogar a suspensão das férias nos próximos 60 dias. Após esse período, a diretoria da Empresa irá estudar a situação e discutir, com a representação dos Trabalhadores, alguma solução para o alegado déficit dos Correios.
OBS: O julgamento da ação movida pelo Sindicato contra a suspensão das férias foi designado para o dia 15/05.

3 – Suspensão do DDA, OAI, CDD centralizador, e SD/SDE (APROVADA):
Será formada uma comissão paritária (de início imediato) para discussão e reavaliação desses pontos – A entrega matutina também será discutida, e para avaliação nas unidades onde já foi implantado.

4 – Dias de greve (APROVADA):
Compensação de 48 horas (56 para quem trabalha aos sábados), durante 60 dias (até dia 30 de junho) em, no máximo, duas horas por dia de segunda a sexta. O dia 28 (dia de Greve geral) será descontado. Aos sábados, os trabalhadores poderão compensar as horas, em qualquer unidade do mesmo município, exercendo sua própria função, mediante convocação prévia. Os trabalhadores que não quiserem compensar poderão optar pelo desconto das horas.

5 – Plano de Saúde (APROVADA):
Enquanto houver mediação no TST (negociação entre Correios e federações), a empresa não irá judicializar o assunto.