Atendentes Comerciais estão mobilizados junto com o Sindicato contra a reestruturação das agências

Notícia publicada dia 02/02/2016 13:33

Um grande número de trabalhadores de agências participaram da reunião convocada pelo Sindicato para debater as mudanças que a ECT está impondo, com extinção de cargos e fechamento de unidades, e a posição e a luta da categoria

reuniao_atendentes_sintect_sp_01_02_2016

Centenas de Atendentes Comerciais compareceram à reunião convocada pelo SINTECT-SP no dia 01 de fevereiro, na sede da entidade. O debate abordou a reestruturação que a ECT já está impondo às agências. Ela engloba a extinção das funções de tesoureiro e supervisor, que implica redução salarial e é ilegal para aqueles com mais de 10 anos na função. E também o fechamento de diversas unidades, ocasionando o remanejamento de trabalhadores para outras unidades, condição essa que o Sindicato se posiciona contrário.

(OBS: quem perdeu função e tinha mais de 10 anos nela, deve procurar o Departamento Jurídico do Sindicato para abrir processo para incorporação do valor da função ao salário).

O plano da empresa se baseia na crise financeira que a direção da ECT está propagandeando, querendo convencer a todos de que ela exige medidas drásticas de redução de despesas.

O Sindicato tem vários questionamentos sobre esta alegada dificuldade financeira. E quer vê-las respondidas, nem que para isso seja necessária uma auditoria nas contas da ECT. É preciso que fique evidente para onde está indo e como está sendo gasto o dinheiro arrecadado pela empresa, uma vez que o faturamento bateu recordes nos últimos anos e passou dos 18 bilhões em 2015.

reuniao_atendentes_sintect_sp_01_02_2016_image_02

Por isso o Sindicato, representado na figura de seu presidente e também vice presidente da FINDECT Elias Cesário – Diviza – já se posicionou contra a reestruturação das Agências imposta pela ECT. Deixou bem clara sua posição ao Presidente da empresa, em reunião no dia 27 de janeiro, em Brasília. E também ao Vice-presidente da área de atendimento, em reunião na sede do Sindicato no dia 29 de janeiro.

A Diretoria do Sindicato quer o cancelamento desta reestruturação, com a revogação das medidas já tomadas e restituição de funções e reabertura de agências.

Os Atendentes também são contra a reestruturação da forma como está sendo feita, com ataques aos salários, funções e à estrutura da ECT, o que prejudica a própria empresa e a população. Evidenciada na grande participação dos companheiros e companheiras das agências na reunião com a Diretoria do Sindicato. E nos inúmeros questionamentos e declarações que apresentaram, bem como na disposição de luta demonstrada.

A mobilização é necessária

A Diretoria do Sindicato deixou clara sua posição. Não vai aceitar nenhum tipo de redução aos salários, empregos e direitos e benefícios da categoria. Por isso é contrária à reestruturação da área de atendimento nos moldes impostos pela ECT. Está debatendo a questão com a direção da empresa em vários níveis.

E deixa claro aos companheiros das agências que, se esta resposta não for positiva, a mobilização será inevitável e necessária. O Sindicato chamará os Atendentes Comerciais e demais trabalhadores das Agências para novas reuniões e assembleias para debater a situação e encaminhar a luta, que pode contar com uma paralisação de toda a área de atendimento nas DRs SPM e SPI.

Fique atento aos informes e às convocações do Sindicato!

Filie-se ao Sindicato e fortaleça a luta! (Clique aqui e imprima sua ficha de filiação)
Veja abaixo mais fotos desta importante atividade: