Descaso da ECT com a segurança dos Atendentes Comerciais – Assalto violento em Agência mostra necessidade de vigilantes armados

Notícia publicada dia 22/10/2014 12:04

DR-SPM precisa tomar medidas urgentes antes que alguém morra nas mãos de bandidos! Sindicato está em cima e não vai dar sossego!

agencia de Correios sem seguranca

Os assaltos às Agências dos Correios e aos carteiros vieram para ficar. Estão relacionados à manipulação de valores, que aumentaram com o Banco Postal, e à entrega de artigos diversos que interessam aos bandidos pelo valor, de cartões de bancos a produtos vendidos pela internet.
A realidade dos Correios mudou. E por isso a empresa tem de mudar e se adaptar ao novo. Não é isso que eles dizem para justificar mudanças na ECT que seriam para “se adaptar ao mercado”, como a criação de subsidiárias e o uso da e-carta?
É preciso que a direção da empresa tome providências para proteger seus funcionários, sobretudo porque o aumento da violência está ligado a uma realidade que não foi criada pelos trabalhadores, mas da qual são as principais vítimas. Ou será que os burocratas dos Correios vão esperar, de dentro de suas salas confortáveis com ar condicionado, que os trabalhadores comessem a ser mortos para aumentarem a segurança?
O assalto ocorrido numa Agência da Zona Leste de São Paulo, no dia 17 de outubro, é exemplar da insegurança geral e do interesse e facilidade dos ladrões.
Segundo as informações, “cinco homens chegaram à agência e quatro deles entraram para praticar o crime”. Por sorte a polícia passou pelo local e desconfiou do que ficou para fora e o abordou. Com isso, os que estavam dentro a Agência fizeram dez reféns. Os funcionários dos Correios ficaram com revólveres na cabeça enquanto a polícia tentava negociar a rendição dos bandidos. Situação extremamente tensa que poderia resultar em tiroteio e mortes a qualquer momento. Por sorte, os assaltantes se renderam e ninguém se feriu.
Outro exemplo pode ser dado com o assalto sofrido no dia 26/09/2014 pela Agência Vila São José, extremo da Zona Sul, região da cidade que junto com a Leste, acumula mais casos de violência.
Essa agência foi a primeira a ter a segurança suprimida. A ECT alegou na ocasião que a AC não tinha histórico de assaltos. O Sindicato já encaminhou dois ofícios sobre ela, mas a ECT menosprezou o problema. O próximo passo é mobilizar os Atendentes para uma paralisação, exigindo mais segurança.

Medidas contra os assaltos já!

Não há mais o que esperar. Os assaltos às agências vão se repetir cotidianamente. É preciso instalar as portas giratórias e recolocar segurança armada na Agências de Correios imediatamente.
Assim como garantir o número necessário de escoltas para as entregas e a instalação de chips em todas as encomendas. Bem como preencher CATs para todos os trabalhadores que passarem por situações de violência e preparar o serviço médico para atendê-los adequadamente, com médicos e psicólogos. E também atuar rapidamente quando houver assalto em um distrito, poupando o trabalhador de voltar a ele no dia seguinte sem a devida segurança.
O Sindicato exige que a empresa aja imediatamente nesse sentido e já solicitou reuniões com a DR-SPM para negociar a questão, e não abre mão de suas exigências!

B.O. e CAT

Enquanto os Correios não solucionam o problema de segurança, a orientação do Sindicato é para os trabalhadores que forem vitimados abrirem B.O. na Delegacia mais próxima e preencher a CAT no Médico do Trabalho do Sindicato ou no CEREST, caso a empresa se negue a preenchê-lo.