Entenda os acontecimentos e tire suas conclusões

Notícia publicada dia 20/09/2013 13:29

Antes de dar ouvido às besteiras ditas pelo PCO e pela Articulação, correntes do PT e da CUT nos Correios (governistas) que dirigem a outra federação e estão focados exclusivamente em disputas políticas, confira quem é o verdadeiro pelego separatista que impediu a unidade nacional da categoria:

1 – A FINDECT definiu a data da greve primeiro

A FINDECT fez seu Congresso nos dias 15 e 16 de junho/2013. Nele foram definidos o calendário de lutas, com a data da greve para 11/09, e a pauta de reivindicações.

A Fentect fez o seu CONREP um mês depois, nos dias 17, 18, 19 e 20 de julho.
Ou seja, os dirigentes desta federação (PCO e Articulação) já sabiam a data da greve definida pela FINDECT. Então por que decidiram atrasar e marcar a greve só para o dia 17/09?

A resposta é óbvia: covardemente, fugiram da luta conjunta para deixar os grandes Sindicatos (São Paulo e Rio de Janeiro) entrarem em greve sozinhos. Desde o começo, não tinham a menor intenção de ir à luta. Vieram para dividir, para impedir a greve nacional da categoria, afinal de contas são correntes ligadas ao PT (governistas).
.

2 – Fentect não aceitou negociações conjuntas

A FINDECT reivindicou, e a ECT aceitou, que houvesse uma única mesa de negociação, com as duas federações. Mas a Fentect se recusou a unir forças contra os representantes da empresa, dizendo que não iria à mesa junto com a FINDECT, por não reconhecê-la.

3 – Em vez de unificar, a Fentect preferiu caluniar a FINDECT

O discurso vazio da Fentect chegou ao absurdo de, em vez de unificar a categoria, soltar durante toda a campanha calúnias contra a FINDECT. Tachou-a de ilegítima e de pelega, dizendo que ela não poderia assinar acordo. Quem é o separatista??

Clique aqui e visualize o documento do ACT 2013/2014 assinado pelos representantes da FINDECT

4 – Monopólio de representação

Em audiência de conciliação no TST no dia 17/09, a Fentect deixou bem clara sua preocupação central: representar a categoria sozinha e destruir a FINDECT. Assista a audiência e confirme o fato através do link abaixo:

5 – Sindicatos da Fentect foram à greve com a FINDECT

Foram cinco os Sindicatos filiados à Fentect que disseram não à separação imposta pelo PCO/Articulação/PT e foram à greve no dia 11 de setembro, junto com a FINDECT e os Sindicatos Unificados. São eles: Paraíba, Pernambuco, Vale do Paraíba, Rio Grande do Sul e São José do Rio Preto. Ou seja, mesmo dentro da Fentect houve quem ficou contra o separatismo da direção daquela federação.

6 – PCO tentou impedir a greve em São Paulo

O PCO, uma das correntes dirigentes da Fentect, além de não unir os trabalhadores e impedir a unidade nacional para ajudar o governo e a ECT, tentou sabotar a greve em São Paulo.
Para tanto, enviou seus membros mais raivosos para a assembleia de greve do dia 11/09, para tentar convencer os trabalhadores a não aprovar a paralisação. Na passeata do dia 12/09, em vez de reforçarem a luta, filmaram situações específicas e colocaram nas redes sociais, dizendo que a passeata foi fraca. Estão do lado da empresa ou não?

7 – Quase metade da categoria entendeu a proposta arrancada como vitoriosa

Cerca de 50 mil trabalhadores ecetisas de todo o pais aceitaram a proposta da empresa, de forma democrática em assembleia. Essa proposta, de 8% de reajuste, considerando a inflação medida pelo INPC do IBGE, que ficou em 6,27% no período, significou reposição integral da inflação do período mais 1,73% de aumento real.

Segundo dados do DIEESE, a maioria das categorias que tiveram data-base neste ano e arrancaram aumento real, ficaram na faixa de 0,1% a 1%. A Embrapa, por exemplo, que tem data-base em 1º de maio, ficou vários meses em greve e só agora conseguiu reajuste de 7%, ou seja, menor do que o arrancado em 2 dias de greve pelos trabalhadores dos Correios.

Clique aqui e visualize a análise do DIEESE sobre a proposta da ECT para o ACT 2013/2013 completo

8 – Luta contra o PostalSaúde e por melhorias no convênio atual

O mais importante foi mesmo a manutenção do Convênio Médico nos moldes atuais, como rege a cláusula 11 do Acórdão de 2012. Ou seja, a possibilidade de manter os familiares no convênio médico.

A situação não é tranquila, é verdade.

O PostalSaúde já existe e o CorreiosSaúde tem que melhorar muito.

A orientação do Sindicato é para ninguém migrar para o novo plano.

E o Sindicato vai concentrar forças na batalha para melhorar o convênio, com a ampliação da rede médica, dos hospitais e laboratórios. E conta com todos nesta luta, mesmo sabendo que a Fentect não fará nada.

Essa é a verdade. Esses são os fatos.

Doa a quem doer.

E a conclusão é que os separatistas do PCO devem ser escurraçados da categoria, porque são governistas disfarçados de radicais, usam da mentira, da difamação e da violência como método e estão focados exclusivamente em obter poder político para suprir seus próprios interesses!

A Diretoria do SINTECT/SP parabeniza todos os guerreiros e guerreiras que fizeram parte de mais esta grande e vitoriosa batalha, que se manifestaram, compareceram, debateram e lutaram em nome de todos os trabalhadores da categoria ecetista de forma pacífica e responsável, visando sempre o concreto e real, e sabendo diferenciar e isolar as ilusões, buscando assim uma vitória coerente e benéfica aos trabalhadores da ECT.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS