Incorporação da Gratificação de incentivo à Produtividade (GIP) está garantida a partir de maio de 2015

Notícia publicada dia 25/05/2015 20:05

Mas ela será efetivamente incorporada quando a empresa apresentar seu balanço, com retroatividade a maio

arte_sintect_incorporacao_gip_673_zyon_a

O SINDICATO EXIGE AGILIDADE DA EMPRESA PARA QUE OS TRABALHADORES NÃO SEJAM PREJUDICADOS!

A Gratificação de Incentivo à Produtividade (GIP) de R$ 200, conquista da última Campanha Salarial, terá os primeiros R$ 50,00 incorporados a partir de maio/2015, conforme a cláusula 63 do Acordo Coletivo em vigor. Mas efetivamente a incorporação ocorrerá depois da aprovação das contas da ECT, que pode demorar até julho.
Mas ela vale desde maio, e será retroativa se a aprovação atrasar. Por isso o Sindicato exige que a empresa seja ágil na divulgação de seus resultados.
Os R$ 50 a serem incorporados aumentam o salário base e passam a refletir sobre o cálculo do Anuênio, Horas-Extras, 30% e demais gratificações.

O reajuste salarial de R$ 200 (GIP) do último acordo coletivo já incide sobre o cálculo de adicional de férias, 13º e FGTS.

Sobram R$ 150 de GIP, que serão incorporados ao salário base da seguinte forma:
·R$ 50 em maio de 2016
·R$ 100 incorporados de acordo com a lucratividade da ECT; a cada R$ 20 milhões acima de R$ 100 milhões de lucro líquido, a empresa somará mais 2% ao salário do trabalhador até alcançar os R$ 100, incorporar tudo e zerar a GIP.

A expectativa é de que a gratificação seja totalmente incorporada até maio de 2016. Sobre o valor que estiver sendo pago como GIP no mês de agosto deste ano, data-base da categoria, incidirá o reajuste que for acertado nas negociações coletivas.