Lançamento da revista Rebele-se reforça a luta por igualdade racial no país

Notícia publicada dia 12/08/2014 14:32

A Secretaria Nacional da Igualdade Racial da CTB realizou no dia 11/08/2014 o lançamento da Revista Rebele-se, na sede do SINTECT/SP, onde compareceram ao evento o Companheiro Elias Diviza, Presidente do sindicato, Adilson Araújo, Presidente Nacional da CTB, Onofre Gonçalves, Presidente Estadual da CTB-SP e Mônica Custódio, Secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial.

Lançamento da Rebele-se reforça a luta por igualdade racial no país

(Portal CTB)

Lançamento da Revista Rebele-se- 20140811-007

Visivelmente emocionada, a Secretária de Igualdade Racial da central que mais cresce no Brasil, Mônica Custódio, abriu a solenidade afirmando que a Rebele-se é mais um instrumento de combate ao racismo no país e com a sua edição pretende-se colocar na ordem do dia as discussões pertinentes à maioria da população brasileira, mas que ainda não se percebe como tal. “A questão racial ainda não atingiu o coração e a mente das pessoas e o nosso trabalho é para dar mais visibilidade aos negros brasileiros, historicamente marginalizados”, definiu.

Mesa_4 - DivizaA seguir o presidente do SINTECT/SP, Elias Cesário, o Diviza, se disse honrado pela escolha da sede do sindicato que dirige realizar esse lançamento. “Tem muito que fazer e nós somos responsáveis por isso. Os sindicatos devem abrir espaço para debater a questão racial para extirparmos essa chaga de nossa sociedade”, acentua. Já Onofre Gonçalves, presidente da CTB-SP afirmou que “democracia só se faz sem discriminação”. Ele contou ainda ter sido o primeiro presidente negro do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e enfrentou muito preconceito com isso.

Lançamento da Revista Rebele-se- 20140811-007O último a discursar foi Adilson Araújo, Presidente Nacional da CTB. Ele começou dizendo que contra o “império sindical” é preciso “fortalecer o nosso quilombo” e se contrapor à ideologia burguesa diariamente apregoada pela velha mídia. “Em pleno século 21, ainda encontramos no Brasil, trabalhadores e trabalhadores em situação análoga à escravidão, um absurdo inominável para um país que quer ser grande, viver em liberdade e com justiça”. Para Adilson, a igualdade “é necessário acabar com o capitalismo para construir a nova sociedade, onde todos tenham as mesmas oportunidades e direitos”.

O próximo lançamento da revista Rebele-se acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro na quarta-feira (13).

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

Mesa5

Depoimentos:

O SINTECT/SP tem se posicionado de forma rígida contra toda forma de discriminação e racismo, por ser uma das categorias que mais debate a questão racial e de gênero.
Elias Cesario – Diviza – Presidente do Sintect-SP

É importante lembrar que, apesar de tantos avanços, vivemos em um país machista e cheio de preconceitos, o povo negro ainda vem enfrentando as burocracias para implantação de leis já aprovadas, como a lei 10.639/03, a lei Maria da Penha e a políticas de cotas. E quando se fala em “equidade”, não queremos uma igualdade institucionalizada e sem uma igualdade real.
Nestor Dórea – Diretor do SINTECT/SP e Membro da Comissão Nacional CTB-SP

A questão racial ainda não atingiu o coração e a mente das pessoas e o nosso trabalho é para dar mais visibilidade aos negros brasileiros, historicamente marginalizados.
Mônica Custódio – Secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da CTB

A luta pela igualdade racial dentro de nossa categoria são eixos principais das reivindicações dessa entidade nas negociações coletivas.
Manoel Feitosa – Diretor da pasta da Questão Racial do SINTECT/SP

É importante o lançamento da Revista Rebele-se em nosso Sindicato, por sermos uma categoria onde temos muitos negros e negras trabalhando nos Correios, e essa revista traz no seu bojo, a importância do negro no Movimento Sindical Brasileiro e seu empoderamento nos espaços políticos.
Ricardo Nego Peixe – Diretor da FINDECT na pasta da Questão Racial

Foi de grande valia a participação no lançamento da Revista Rebele-se, o Sindicato de Bauru estará sempre presente e atuando firme no combate contra o Racismo e sempre buscando a direção rumo à um país e um mundo livre de todo tipo de preconceito seja racial ou social.
Valdevino Ferreira (Vininho) – Diretor do SINDECTEB na pasta da Questão Racial

Lancamento da revista Rebele-se

Acima, da esquerda para a direita: Manoel Feitosa, Silvana Azeredo, Mônica Custódio, Nestor Dórea, Elias Cesario (Diviza), Douglas Melo, Ricardo Nego Peixe e abaixo, o companheiro Valdevino Ferreira (Vininho)

O lançamento da revista Rebele-se fortalece a luta por uma sociedade justa, sem qualquer forma de racismo, seja de raça ou gênero, e o SINTECT/SP junto à FINDECT nos próximos dias estará definindo uma data para a realização do encontro interestadual da FINDECT, onde serão tratados unicamente os assuntos referentes às questões da Mulher e Racial.

Lançamento da Revista Rebele-se- 20140811-007

Veja abaixo mais fotos desta importante atividade: