MAIS UMA VITÓRIA NA LUTA PELA LIMITAÇÃO DO TAMANHO DA PERCORRIDA

Notícia publicada dia 27/07/2016 09:49

Trabalho árduo do SINTECT-SP rende frutos e conquista nova vitória na redução da percorrida dos carteiros.

image_percorrida_sintect_sp

Em mais 2 processos na região de Sorocaba, foi conseguida decisão favorável à limitação de percorrida em 7 km, do peso transportado em 10 kg para homens e 8 kg para mulheres, além do fornecimento de calçado adequado ao tipo de trabalho e ao tipo de pisada do trabalhador, conforme especificações constantes no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria ecetista.

O SINTECT-SP vem realizando, através do Diretor Gilmar, um trabalho incansável na luta pela limitação da percorrida e por melhores condições de trabalho e saúde. Essa vitória é importantíssima para a luta da categoria, começada a partir da publicação do estudo do Sindicato, retratado no livro “Saúde e trabalho nos Correios”, coordenado pelo Médico do Trabalho e Psiquiatra Dr. Francisco Drumond, que mostrou que o alto grau de doenças profissionais que atingem os trabalhadores da categoria, física e psicologicamente, é resultado do tipo de trabalho realizado na ECT.

image_livro_saude_e_trabalho_nos_correios_sintect_sp

As longas percorridas, os pesos exagerados das bolsas e os sapatos inadequados são exemplos de situações perigosas e causadoras de doenças, que devem ser corrigidas pela empresa.

A partir da realização e divulgação deste trabalho pioneiro do SINTECT-SP, o Sindicato avançou na abertura de processos trabalhistas exigindo a limitação da percorrida e dos pesos das bolsas, pois seus excessos são fatores de deterioração da saúde do trabalhador dos Correios.

Nos mais recentes processos, foram concedidas a antecipação da tutela.

De acordo com o Juiz da 4ª Vara do Trabalho de Sorocaba, Valdir Rinaldi Silva, há prova de que o autor pode sofrer agravamento do seu estado clínico, conforme exames médicos apresentados, caso fossem mantidos o peso e distância atuais e continuidade da utilização do tênis fornecido pela ECT. Ficou evidenciado a probabilidade do direito e o perigo de dano e risco à saúde do trabalhador.

Entendimento semelhante teve também o Juiz da Vara do Trabalho de Itararé, José Guido Teixeira Junior, no sentido de que, uma vez mantidas as condições de trabalho descritas pelo advogado na petição inicial, em relação ao peso transportado, distância percorrida e fornecimento de tênis inadequado, a patologia que acomete o autor poderá ser agravada. Neste caso o trabalhador encontra-se acometido de doença ocupacional que lhe acarretou síndrome do impacto femoro acetabular bilateral com coxartrose.

Os Diretor do SINTECT-SP na região de Sorocaba, Gilmar Gomes, e o Departamento Jurídico desta subsede, foram pioneiros e têm cumprido papel determinante neste trabalho, entre outros fatores porque nesta região estão concentradas as maiores percorridas realizadas em toda a base territorial do Sindicato.

A partir das vitórias na justiça, o SINTECT-SP busca garantir o limite da percorrida para todos os trabalhadores dos Correios que atuam diretamente na entrega de correspondências e encomendas, bem como o limite de peso e o fornecimento de calçado adequado. A iniciativa se dá tanto em nível judicial quanto no político, a través da apresentação de Projeto de Lei nesse sentido.

EM BREVE O LIVRO “SAÚDE E TRABALHO NOS CORREIOS” coordenado pelo Médico do Trabalho e Psiquiatra Dr. Francisco Drumond ESTARÁ DISPONÍVEL PARA VENDA.