Novo presidente dos Correios diz que conta com sindicatos para reorganizar a empresa

Notícia publicada dia 21/11/2015 12:48

Tamanho da fonte:

O presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) e dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares (SINTECT), dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins, estiveram esta semana em Brasília para pedir o apoio de parlamentares e empenho ao novo presidente da ECT à reestruturação da empresa, que atravessa um período de crise

reunião_presidente_correios_sintect_1000_zyon_1

Na última quarta-feira (18) a gestão dos Correios foi mudada. A presidente Dilma Rousseff exonerou Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente desde 2011, e empossou o ex-deputado paraense Giovanni Queiroz, escolhido pelo PDT para a função. Giovanni é médico de formação e atuou no Ministério do Trabalho quando Manoel Dias era ministro.

Elias Cesário (Diviza) do (SINTECT/SP), Ronaldo Ferreira Martins (SINTECT/RJ), José Aparecido Rufino (SINTECT/TO), Shampoo (SINTECT/RN) e José Aparecido Gimenes Gandara (FINDECT) estiveram na Câmara dos Deputados com o parlamentar Daniel Almeida (PCdoB/BA) e na sede dos Correios com o novo presidente da estatal.
A Equipe de sindicalistas foi recebida para uma conversa com Queiroz, que ouviu sobre a atual situação dos trabalhadores e a estrutura da ECT. Segundo os representantes do movimento sindical, nos últimos anos a empresa vem sendo afetada por sérios problemas estruturais, trabalhistas e de gestão.

reunião_presidente_correios_sintect_1000_zyon_2

“Nós trouxemos algumas demandas ao presidente, relacionadas a assistência médica dos funcionários, a greve da Central de Distribuição Domiciliar (CDD) de Botafogo, Rio de Janeiro, que já dura 28 dias, o fundo de pensão nosso, que sofreu um rombo muito grande, entre outras. Pedimos a volta do recrutamento interno e da meritocracia. Defendemos que os cargos na empresa precisam ser ocupados por profissionais capacitados, não por indicações políticas”, afirmou Gandara.
O dirigente da FINDECT disse ainda que a equipe apresentou provas documentais sobre cada problema relatado, para conhecimento da nova gestão. “Queremos que esta nova administração promova a mudança que os Correios necessita. Giovanni foi bastante receptivo e pediu uma reuniao quinzenal com a FINDECT, os sindicatos aqui e é muito bom que tenhamos esse espaço de diálogo nesse primeiro momento. A reunião foi muito produtiva”, afirmou Gimenes.

Uma das principais reivindicações da equipe à nova gestão foi em relação a greve CDD. Os trabalhadores do centro em Botafogo pedem melhorias das condições de trabalho, consideradas precárias, e reposição de pessoal.
Ao deputado Daniel Almeida os sindicalistas pediram a fiscalização dos trabalhos da nova gerência para garantir que a empresa atenda as reivindicações da classe. Em resposta, o deputado se colocou à disposição da categoria. “Acompanharemos o desempenho da empresa, sempre levando em conta a proteção e os direitos dos trabalhadores. Assumo o compromisso de, aqui no Congresso, acompanhar de perto, colocando o mandato à disposição, para proteger a empresa, os trabalhadores e os seus direitos”, declarou Almeida.

Resposta da ECT
Giovanni Queiroz ouviu atentamente cada relato e solicitação feitos pelos sindicalistas e prometeu diálogo constante com o movimento sindical. O presidente convidou a federação e os sindicatos para se reunirem com ele a cada 15 dias, a fim de planejar ações voltadas à melhoria dos serviços e das condições de trabalho. O novo gestor disse que trabalhará em conjunto com os sindicatos para promover as mudanças necessárias à ECT e seus funcionários.
“Assumir esta empresa na situação que está, em dificuldades, que são também conjunturais, muitas provocadas pela própria situação do País, é um desafio muito grande. Mas tenho certeza de que os sindicatos serão parceiros na renovação – eles assumiram este compromisso comigo agora. A entidade não está destruída, apenas passando por difilculdades. Vou recebê-los (os dirigentes sindicais) quinzenalmente para discutirmos os problemas, ouvir sugestões, para que sejamos parceiros. Eles são os guardiões dos maiores interesses da entidade, da empresa”, afirmou Giovanni.

Em relação a greve do CDD de Botafogo, Queiroz anunciou que dará resposta o mais breve possível. “Estamos aí em negociação com o sindicato, por apelo do Ronaldo e vamos buscar uma alternativa para resolver essa situação”.

Avaliação
Para Ronaldo, o encontro com Queiroz foi muito importante e satisfatório. Segundo afirma, a nova gerência se mostrou bastante acessível. “Debatemos com o presidente diversas situações emergenciais, do ponto de vista das condições do trabalho e da própria organização da empresa, que atravessa um momento delicado na sua estrutura. Foi muito proveitoso o debate, acho que estava faltando isso nesse processo da ECT. Saio feliz desse primeiro contato”, disse.
Diviza considerou muito positiva a proposta dos encontros quinzenais feita pelo presidente. “Ele demonstrou que quer diálogo com o movimento, principalmente com os nossos sindicatos, ligados a FINDECT, os maiores da categoria. Giovanni demonstrou preocupação, principalmente com o corpo dos trabalhadores da empresa, pois percebeu que as pessoas estão desmotivadas pelos desmandos da antiga direção. Vamos fazer o nosso papel para ajudar na reorganização. Foi um bom começo”, concluiu.

O Presidende do SINTECT no Tocantins espera que “a meritocracia volte para dentro da empresa e que a mesma venha trabalhar focada na sociedade e no trabalhador. A ECT teve uma queda de qualidade muito grande, os indicadores caíram muito e a nossa expectativa é de mudança”, pontuou Rufino.
Shampoo, como prefere ser chamado, disse que a reunião como o novo presidente foi bem sucedida e motivadora. “Este primeiro encontro foi muito bom. Saímos gratos pela receptividade do novo presidente e também pela a sua disposição em trabalhar conosco para resgatar a credibilidade dos Correios. Agora é o momento de permanecermos unidos, fazendo o nosso papel de sindicalistas, com coerência, para tirarmos a empresa da crise”.

No dia 1 de dezembro os sindicalistas voltam à capital federal para um novo encontro com a presidência da ECT.

Fonte: Portal CTB

Compartilhe agora com seus amigos