Outubro Rosa ilumina monumentos e reforça luta contra o câncer de mama

Notícia publicada dia 13/10/2014 16:12

Tamanho da fonte:

Banner Outubro RosaA luta contra o câncer de mama é diária e contínua, mas ganhou um reforço importante a partir da terça-feira (01/10) com o Outubro Rosa, um movimento internacional que busca alertar sobre a prevenção e o diagnóstico da doença, que atinge milhões de mulheres em todo o mundo.

No Brasil, a estimativa é de que a mais de 57 mil novos casos sejam diagnosticados até o fim do ano, sendo 2.560 deles na Bahia, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Embora tenha alta probabilidade de cura em seu estágio inicial, o câncer de mama ainda é a doença que mais mata mulheres no país, por causa do diagnóstico tardio.

Além disso, a identificação da patologia ainda sofre interferências do preconceito. “Por incrível que pareça, as mulheres ainda têm receio do diagnóstico e, por medo, deixam de fazer os exames periódicos”, explica a oncologista Clarissa Mathias, do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB).

As formas mais eficazes para a detecção precoce são exame clínico e mamografia. Mulheres a partir dos 30 anos, com casos de câncer na família, e dos 40, sem histórico familiar, devem realizar a avaliação clínica, obrigatoriamente, uma vez por ano.

outubro_rosa_df_CongressoNacional3

No Espírito Santo, já ganharam iluminação as duas torres de distribuição de energia elétrica, do bairro Jesus de Nazaré, em Vitória. Elas permanecerão assim por todo o mês de outubro. Em 2013, a Ales participou iluminando o Palácio Domingos Martins, mas, atualmente, o prédio se encontra em reforma, o que inviabiliza a iniciativa.

Em Manaus a Arena da Amazônia e o Teatro Amazonas, por exemplo, já incorporaram o ‘Outubro Rosa’ com luzes em alusão a campanha. Em Manaus, a ação foi oficialmente lançada às 17h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a inauguração das luzes cor de rosa na Arena da Amazônia – ambos situados no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste.

outubro_rosa_am4

Neste ano, uma série de atividades voltadas ao debate do câncer feminino devem ocorrer durante o ‘Outubro Rosa’. Entre elas palestras e eventos educativos com a distribuição de material impresso apontando os fatores de riscos da doença e os modos de prevenção. As atividades também se estendem para outros municípios do Amazonas, tais como Borba, Japurá, Manacapuru, Nhamundá, Rio Preto da Eva e São Gabriel da Cachoeira.

Fonte: Portal CTB com agências

Compartilhe agora com seus amigos