Paralisação no CDD Grajaú no dia 11/02 exigiu melhores condições de trabalho

Notícia publicada dia 12/02/2015 16:02

Tamanho da fonte:

Com todo o descaso da DR/SPM, que até agora não apresentou nenhuma solução para os graves problemas, trabalhadores do CDD Grajaú se organizam junto ao Sindicato, e realizam a paralisação. O SINTECT/SP está ao lado dos companheiros do CDD desde que os problemas começaram, orientou pela realização desta paralisação de protesto de 24 horas seguida de operação padrão por tempo indeterminado.

Paralisacao no CDD Grajau - 11-02-2015_ (11)

O CDD parou 100%. São cerca de 70 trabalhadores que expressaram insatisfação e revolta contra os graves problemas que atingem o CDD por abandono e desleixo da ECT. Apenas o gestor e os dois SOs ficaram dentro da unidade.
Os trabalhadores entenderam a proposta e a orientação da Diretoria do Sindicato, de paralisar e protestar por 24 horas e continuar com a operação padrão por tempo indeterminado, enquanto segue a espera por providências da empresa. E foram à luta no dia 11 de fevereiro.
Diretor Fabricio coloca em votacao e aprova a paralisacao junto aos trabalhadores

A Diretoria do Sindicato parabeniza todos os companheiros pela resistência e pela demonstração de disposição de luta e união

Os problemas que atingem o CDD São vários

Descaso no CDD GrajauDesde o final de 2014, quando as reclamações dos trabalhadores começaram, já ocorreram em torno de 80 assaltos a carteiros pedestres, ocasionando dobras intermináveis todos os dias, afastamentos e doenças causadas pelo trauma dos assaltos e ameaças sofridas.
Além deste problema gravíssimo, a unidade sofre com falta de estrutura operacional adequada para funcionar.
Há meses que a ECT não realiza uma limpeza no imóvel. O terreno virou uma floresta.
Os trabalhadores relatam a presença de muitos mosquitos dentro do CDD. Por isso os carteiros não conseguem trabalhar de bermuda, apesar do calor tremendo.
Também devido a esse problema apareceram muitas baratas, ratos, lagarto se até cobras…
A falta de bolsas também é um problema que precisa solução. Devido aos inúmeros assaltos, as bolsas foram furtadas e não repostas pela empresa.
Pra piorar ainda mais a situação dos trabalhadores, foi direcionada ao CDD uma quantidade de encomendas para os carteiros entregarem que o número de trabalhadores disponíveis não dão conta. Com isso os moradores estão indo na unidade retirar suas encomendas, causando filas enormes e reclamações.
Toda essa situação foi relatada à empresa, com a exigência de soluções. Mas nada foi feito. Por isso os trabalhadores resolveram realizar a paralisação de protesto e seguir com a operação padrão por tempo indeterminado.

Sindicato presente

A Diretoria do Sindicato está ao lado dos companheiros do CDD Grajaú desde que a situação ficou problemática. Os Diretores conversaram, orientaram, foram à imprensa e conseguiram divulgação, enviaram documentos à empresa, negociaram e exigiram soluções.
No dia do protesto vários deles estiveram ao lado dos companheiros do CDD Grajaú, como Diretores Fabrício, Júlio César, Douglas e Luizinho (Diretor de Base).
Todos eles falaram ao microfone para os carteiros do setor. O companheiro Douglas, que é o Diretor que acompanha mais de perto a situação, expressou a seguinte orientação antes da votação da luta:
Diretor Douglas fala aos trabalhadores do CDD grajau“Desde o início de janeiro estamos nos reunindo constantemente com a empresa, cobrando uma ação imediata para os problemas dessa unidade e das demais em toda a zona sul, mas a ECT não cumpriu nenhuma promessa presente em ATA. Devido a isso, o Sindicato orienta pela greve de 24 hs, retornando ao trabalho no dia posterior, iniciando uma operação padrão por tempo indeterminado. E se necessário for iremos realizar outra greve agora por tempo indeterminado, até que a ECT apresente uma solução para os problemas da unidade. Esta paralisação serve de alerta para os Correios, pois em breve realizaremos uma Assembleia Regional e decretar greve em toda a zona sul.” – Douglas Melo, Diretor de Imprensa e Comunicação do Sintect/SP

O companheiro Luiz Ribeiro, mais conhecido como Luizinho, carteiro e Diretor Sindical de Base, descreveu ao microfone todos os problemas da unidade, destacando que:

Diretor de base Luizinho fala aos trabalhadores“Somente com a conscientização dos trabalhadores, entendendo que os problemas atingem a todos e portanto deve haver união, é que conseguiremos conquistar melhorias nas condições de trabalho. Foi preciso pararmos de trabalhar para que a empresa entenda que queremos trabalhar, mas com condições dignas. Parabenizo e agradeço a todos os companheiros do setor por entenderem a importância dessa greve.” – Luizinho, Diretor de Base do Sintect/SP

Problemas atingem outras unidades

Cliente reclama dos servicos aos trabalhadores

Cliente reclama dos servicos aos trabalhadores

Os trabalhadores do CDD Grajaú paralisaram as atividades por 24 horas devido às péssimas condições de trabalho, segurança, saúde e higiene.
Vale ressaltar que muitos dos problemas atingem outras unidades, que estão sobrecarregadas com a transferência dos serviços (encomendas) prestados pelos CEEs.
A empresa não investe em contratação e segurança, os carteiros são afastados devido aos assaltos, os clientes insatisfeitos vão até os CEEs para retirar suas encomendas, e a ECT transfere o problema para os CDDs.
Não existe mágica, a solução é contratação (Concurso Público) e investimento em segurança.
O Sindicato presenciou, durante a paralisação, diversos clientes estacionando veículos, fazendo filas e reclamando muito do descaso da ECT, que não entrega ou entrega com muito atraso em muitos bairros da região.
Isso precisa ter um fim.

Sindicato denuncia e pede fiscalização

O Sindicato realizou, através do Conselho Participativo Municipal de São Paulo, junto com o Conselheiro Zito Pereira, denúncia e pedido de fiscalização à Subprefeitura do Capela do Socorro e à Vigilância Sanitária.
A solicitação pede que os órgãos fiscalizem a unidade para averiguar as condições de higiene, limpeza e saúde no setor de trabalho.
Foram denunciadas as condições do imóvel do CDD Grajaú, os problemas gerados pela enorme quantidade de insetos, inclusive o perigo de contaminação com o vírus da Dengue, e a reclamação dos moradores devido à falta de limpeza do terreno pelos Correios.

Clique aqui e leia o documento da denúncia e pedido de fiscalização protocolado na Subprefeitura da Capela do Socorro

Veja abaixo todas as fotos da paralisação, que também mostram a situação precária da unidade:
[nggallery id=87]

Compartilhe agora com seus amigos