PLR 2013 está em risco

Notícia publicada dia 07/12/2012 20:58

A mobilização da categoria tem de começar desde já pela PLR 2013, a ser paga no próximo semestre, e a de 2014, que será negociada agora!

A empresa chamou os Sindicatos Unificados (São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Bauru) para negociar a PLR a ser paga no primeiro semestre de 2014. O problema é que ela queria fechar a negociação até o dia 15 de dezembro/2012. É um prazo inviável e os Sindicatos Unificados estão concentrados em prorroga-lo, para ter tempo de apresentar propostas, solicitar e analisar os dados da ECT, fazer assembleia e mobilizar a categoria. Por que a empresa está com tanta pressa pelo pagamento da PLR 2013?
A maior surpresa foi saber que a PLR que deve ser paga no 1º semestre de 2013 corre risco. Isso porque o órgão governamental responsável pela liberação do pagamento, o DEST, baixou portaria impondo o pagamento só em caso de consenso entre as parte (empresa e trabalhadores).
O problema é que não houve acordo entre ECT e Fentect para essa PLR na negociação deste ano. Na verdade não houve nem negociação, pois a Fentect se retirou do processo e deixou a empresa impor sua vontade.
Os Sindicatos Unificados estão fazendo todo esforço para reabrir negociações e garantir o pagamento da PLR em 2013. Se ele não ocorrer, vamos à luta pelos nossos direitos. Contamos com o empenho de todos os trabalhadores em mais essa batalha.

Abaixo, seguem as atas das duas últimas reuniões entre os Sindicatos Unificados e a ECT sobre a PLR, uma foi realizada no dia 04/12 e a outra no dia seguinte, dia 05/12:

Ata da reunião do dia 04/12:

Ata da reunião do dia 05/12: