Sem segurança, ECT ainda manda retirar máquinas de franquear objetos postais das Agências dos Correios e orientam clientes a serem atendidos por agências terceirizadas

Notícia publicada dia 16/01/2017 16:48

Na última semana, o Sindicato tomou conhecimento, através de várias denúncias de atendentes comerciais, que a Empresa está retirando e proibindo a utilização de todas as máquinas de franquear de suas agências próprias.

image_sintecT_sp_sucateamento_inseguranca_maquina_postal_16_01_2017Como se não bastassem a falta de segurança nas agências, falta de água, as más condições de trabalho e as pressões por metas, a ECT continua indo na contramão da coisa, proibindo a utilização e retirando as máquinas de franquear, repassando assim o serviço às agências terceirizadas, já que o sistema contribui para a realização de serviços de exclusividade da empresa, gerando assim receita para os cofres da empresa que alega por todos os cantos estar em “crise”.

A falta de segurança é um assunto muito sério, e que os Correios não tomam medidas necessárias para resolver o problema. Os Atendentes estão virando alvo fácil, inclusive em bairros como Itaim bibi e Santo Amaro, tudo por conta da retirada da segurança e porta com detector de metais.

Rimage_sintecT_sp_sucateamento_inseguranca_maquina_postal_16_01_2017_5ecentemente o SINTECT-SP prestou assistência a vários atendentes, que tiveram suas agencias invadidas por criminosos, havendo relatos de agressões e ameaças. Porém, a Empresa não tomou nenhuma medida efetiva, a fim de dar mais segurança aos atendentes e clientes.

É importante ressaltar que a falta de segurança nas agências dos Correios é duplamente lesiva. Em primeiro lugar, pelo aspecto humanitário, de proteção aos trabalhadores atendentes e aos clientes. Segundo, por se tratar de defesa do patrimônio público, que está sendo lesado de maneira irreversível, em virtude da má gestão que há tempos impera nos Correios.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo já comunicou a ECT através de ofícios cobrando soluções urgentes para os problemas acima citados, enfatizando que, caso a Empresa não tome providências imediatas, os trabalhadores estarão preparados para juntamente com o Sindicato irem à luta em defesa de melhores condições de trabalho e segurança.