SINTECT/SP e FINDECT repudiam proposta absurda dos Correios e já preparam a luta contra a mensalidade no plano de saúde

Notícia publicada dia 06/01/2017 19:01

Na reunião de ontem (05/01), os representantes dos trabalhadores estiveram reunidos com a empresa e o Postal Saúde, tendo como pauta, continuar a discussão para as regras de instalação dos ambulatórios e melhorias no benefício de aquisição de medicamentos. Porém, o assunto mais aguardado foi tratado no fim do dia, pelo próprio presidente da empresa Guilherme Campos: este pessoalmente defendeu como posição da empresa, a cobrança absurda e imoral de mensalidade!

banner_sintect_sp_findect_repudiam_proposta_absurda_daect_postal_saude_06_01_2017_2

Segundo a ECT, no ano de 2017, o plano de saúde vai consumir 2 bilhões de reais no total, ao pagar todos os procedimentos médicos que estão previstos. No atual modelo, onde a empresa cobre 93% desses gastos e os trabalhadores o total de 7%. A contribuição dos funcionários chegaria a R$ 140 milhões de reais no ano, somando todos os valores que seriam pagos ao usar o plano de saúde. O restante seria pago pelo Correios nas despesas administrativas além de pagar as clínicas médicas e hospitais, num valor de 1,86 bilhões.

reuniao_proposta_absurda_ect_postal_saude_sintect_sp_findect_repudiam_rejeitam_06_01_2016Na proposta apresentada pela empresa o Correios somente pagaria 1 bilhão e os trabalhadores teriam que sacrificar seus já baixos salários para, através da cobrança de mensalidades, arcar também com 1 bilhão de reais. Visivelmente a empresa está tentando lucrar em cima da doença dos trabalhadores.

Os representantes da FINDECT na mesa paritária, logo que foi apresentada essa proposta absurda, prontamente deixaram claro o posicionamento contrário e já recusaram na mesma hora qualquer tipo de cobrança a mais do que já existe hoje no plano de saúde. A empresa descaradamente propõe uma cobrança por cada pessoa no plano de saúde, valores entre R$ 61,79 e R$ 875,64. Além disso, para cada consulta seria cobrado 30% do valor e 10% por demais procedimentos como exames e tratamentos. Como pode a empresa querer jogar toda a conta da má gestão no plano nas costas do trabalhador ecetista, tendo em vista que nossas remunerações não são compatíveis com qualquer cobrança de mensalidade ou coparticipação.

E o pacote de maldades da empresa não para por ai, no caso específico dos pais e mães as notícias também são péssimas. A empresa quer que seja pago este ano o valor de 10% dos custos de mensalidade desse grupo e mais 10% a cada ano, até que os pais e mães paguem 100% da mensalidade. Em 2026, os pais e mães pagariam até R$ 1.085,87 por mês somente de mensalidade, e cada vez que usasse o plano de saúde pagaria 30% (consulta) ou 10% (exames e tratamentos).

Clique aqui e veja o pacote de maldades proposto pela empresa

destaque_reuniao_proposta_absurda_ect_postal_saude_sintect_sp_findect_repudiam_rejeitam_06_01_2016Tal proposta dos Correios, servem apenas para levar os que tem menores salários e realmente trabalham a saírem de vez do plano de saúde, mantendo apenas os que tem altos salários com direito ao benefício.

Vale ressaltar que os trabalhadores tem de 1 de fevereiro até o último dia de março para, reunidos congressos e assembleias discutirem se concordam com as soluções que serão apresentadas pelas federações.

Deixando claro que o posicionamento da FINDECT e seus sindicatos filiados é orientar pela recusa das propostas nojentas da empresa e se preparar para a maior greve da história deste país na defesa do nosso melhor benefício.

O momento agora é de mostrarmos toda nossa indignação, nos prepararmos para a luta e caso a empresa venha a descumprir o acordo coletivo de trabalho com imposição da mensalidade ou houver intervenção de órgãos como a ANS, TST ou Governo Federal forçando os trabalhadores a pagar esses valores vamos construir a maior greve da categoria para o enfrentamento e defesa dos nossos direitos!

Todos a luta e contra a mensalidade no plano e em defesa de um convenio médico de qualidade, nos próximos dias os Sindicatos estarão convocando assembleias e reuniões para debater e nos preparar para mais essa batalha.

Clique aqui e veja como ficaria sua participação no plano de saude

Confira abaixo mais fotos desta reunião: