SINTECT/SP e FINDECT são contra o aumento da contribuição ao Postalis

Notícia publicada dia 23/03/2015 17:31

É um abuso absurdo jogar sobre os trabalhadores os prejuízos causados pela má administração, por perdas em aplicações financeiras e pelo falta de atitude da patrocinadora, a ECT.

No dia 23 de março foi realizada uma reunião importantíssima para os ecetistas, sobre o aumento na contribuição ao Postalis.

Sintect-SP-Findect-Aract e Adcap em reuniao discutem o Postalis_23-03-2015
Participaram da reunião o Departamento Jurídico da FINDECT e representantes da ARACT e ADCAP. Pelo SINTECT/SP estavam os Diretores Douglas, Manoel, Raimundo, Rogério Bueno, Clodoaldo, Nestor e o Presidente Elias Cesário, o Diviza.
A reunião foi realizada na Subsede de Guarulhos do SINTECT/SP.

A situação é revoltante e descabida. Devido ao rombo milionário nas contas do Postalis, o seu Conselho Deliberativo aprovou o reajuste da Contribuição Extraordinária sobre o BPS (Benefício Proporcional Saldado) de 3,94% para 25,98%. Isso implica um aumento enorme na mensalidade paga pelo associado.

Esse aumento joga sobre as costas dos trabalhadores os prejuízos causados pela má gestão do POSTALIS e pela conduta temerária da ECT, que descumpre as suas obrigações contratuais.

A conclusão da FINDECT e dos demais presentes à reunião é de que a ECT deve assumir a dívida total do POSTALIS. Primeiro, em razão de parte da dívida (rombo) se referir a RTSA (Reserva Técnica de Serviço Anterior), cujo saldamento é de responsabilidade da ECT. Segundo, porque a ECT, como patrocinadora do plano, deveria ter adotado as medidas necessárias para evitar o prejuízo (rombo). Há várias ações da Diretoria do Postalis que a ECT não poderia ter deixado ir adiante, como a aplicação de recursos em fundos suspeitos.

Ação Judicial

Um dos resultados da reunião foi a decisão de que os sindicatos filiados à FINDECT entrarão com ações coletivas na justiça para proteger os interesses de seus associados.

O SINTECT/SP convocará Assembleia Geral Extraordinária para informar a categoria sobre a situação do POSTALIS e as medidas a serem adotadas contra o POSTALIS, a ECT e o aumento da contribuição.

SOMENTE O SINDICATO TEM LEGITIMIDADE PARA INGRESSAR COM AÇÕES DOS TRABALHADORES ECETISTAS DA BASE DE SÃO PAULO.