SINTECT/SP participa dos atos contra o PL 4330/2004

Notícia publicada dia 15/04/2015 17:47

O SINTECT/SP esteve presente no conjunto de manifestações organizadas nesta quarta-feira (15), Dia Nacional de Paralisação e Lutas, pela CTB mobilizou pelo menos 110 mil pessoas – é o que soma as muitas passeatas organizadas em 23 estados. O número não leva em conta as paralisações que ocorreram em todo o país, que levaram dezenas de milhares de trabalhadores dos mais diversos setores a cruzarem os braços em solidariedade aos protestos.

passeata_paulista_ato_15_04_15_673_sintect_zyon

A cidade de São Paulo concentrou cerca de 40 mil manifestantes, divididos entre a Av. Paulista e o Largo da Batata. Em comum, todos pediram pela reprovação ou pelo veto presidencial do Projeto de Lei 4.330/04, que regulariza as terceirizações em atividades-fim e destrói a CLT. O evento das centrais foi reforçado por duas outras manifestações, combinadas para o mesmo dia: uma concentração da Central de Movimentos Populares (CMP) cobrava “mais direitos, contra a direita” no vão do MASP; dezenas de movimentos sociais liderados pelo Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MTST), por outro lado, marcharam contra os cortes orçamentários nos programas de habitação, educação e proteção ao trabalhador.

predio_fiesp_com_faixa_eduardo_cunha_673_sintect_zyon

O prédio da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) foi o local onde todos esses grupos se encontraram na última parte do evento, já que ali se concentram os principais articuladores empresariais do Congresso. Por toda a tarde, líderes sindicais se alternaram sobre um carro de som para denunciar a traição representada pelo PL 4.330/04, e para tal promoveram até a “malhação de Judas”: uma queima dos bonecos representando Eduardo Cunha (presidente da Câmara dos Deputados), Paulo Skaf (presidente da FIESP) e o deputado Paulo Pereira – o Paulinho da Força Sindical.

adilson_ctb_discursa_paulista_15_04_15_673_sintect_zyon

Em seu discurso, o presidente da CTB, Adilson Araújo, falou sobre o agravamento da luta social depois das eleições: “Não foi à toa que, enquanto a gente levava porrada na frente do Congresso na última quarta-feira (8), enquanto éramos postos para fora da nossa Casa, dentro da Câmara estavam o Skaf e toda a direção da Fenaban, fazendo lobby para que fosse aprovado o PL 4.330. Esse Congresso que está aí foi todo financiado pelo dinheiro das grandes empresas, e agora elas estão indo cobrar a conta na forma da retirada de direitos! A gente não pode ter medo de fazer esse debate, de defender o pouco de dignidade que a gente conquistou e que agora eles querem tirar”. Aproveitou também para congratular o sindicato dos professores públicos de São Paulo, a APEOESP, pela mobilização que realizava naquele momento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde entraram em audiência com os parlamentares para negociar o fim da greve da categoria.

diretor_indio_no_carro_de_som_zyonO diretor do SINTECT/SP, Índio, ao receber a palavra mostrou o apoio da categoria à luta contra o PL 4330/14: “Não é porque retiraram as empresas públicas, como os Correios, que nós iremos deixar os companheiros de outras categorias na mão, porque nós também fazemos parte da classe trabalhadora. E os trabalhadores dos correios estarão sempre junto a vocês em todas as lutas, em todos os enfrentamentos que tivermos contra políticas de ataque à classe trabalhadora.”

Horas depois, Adilson falou novamente ao público, desta vez no Largo da Batata. Diante de dezenas de movimentos sociais e sindicais com ideias dissidentes, o sindicalista fez um apelo à unidade: “Esta ficando cada vez mais claro que somente ao se unir a esquerda conseguirá enfrentar as forças conservadoras, pois é uma batalha mais acirrada do que no passado”.

direcao_sintect_ato_15_04_15_673_zyon

É o SINTECT/SP sempre na luta!

Confira abaixo o álbum de fotos desta atividade: