1º de maio será de luta contra a re(de)forma da Previdência e em defesa dos direitos dos trabalhadores

Notícia publicada dia 23/04/2019 08:19

As Centrais Sindicais brasileiras estão unidas em defesa da aposentadoria e demais direitos dos trabalhadores e farão um grande ATO UNIFICADO de 1º de Maio a partir das 10h00, no Vale do Anhangabaú, Centro/SP. A SINTECT-SP participará e convoca toda a categoria a estar junto!

Impedir a aprovação da PEC 06/19, a proposta de re(de)forma da Previdência do governo Bolsonaro, é uma prioridade para as centrais sindicais e para todos os trabalhadores. Por isso a união em um ato histórico de resistência e mobilização é um marco para a resistência e a luta da classe trabalhadora brasileira.
Uma luta fundamental, porque a PEC encaminhada ao Congresso Nacional quebra o tripé da Seguridade Social, põe fim à solidariedade e propõe colocar o sistema previdenciário em lei ordinária, o que permite mudanças a qualquer momento pelos governos, sem precisar de 2/3 do Congresso.
Se a PEC for aprovada como está, vai acabar com as perspectivas de aposentadoria para a maioria dos brasileiros, em particular os mais pobres, com imposição de idade mínima e fim da aposentadoria por tempo de contribuição.
O pacote de mudanças proposto pelo governo Jair Bolsonaro não representa apenas um ajuste fiscal ou uma adaptação a um novo perfil etário da população, mas um projeto de país. Dependendo do que for aprovado, como a previsão da capitalização, o Brasil que conhecemos será profundamente alterado, com impactos sentidos por gerações.
E a ideia propagada pelo governo, de que sua proposta acaba com privilégios, é mentirosa! Em seu item 114 (o último) a Proposta do governo apresenta uma tabela que mostra a economia que ele pretende fazer, e de onde ela virá.
O Ministro Paulo Guedes já disse abertamente que não abre mão de economizar R$ 1 trilhão. Desse total, nada menos que R$ 750 bilhões viriam da redução de custos com o RGPS, ou seja, a aposentadoria dos trabalhadores como você. Está lá no item 114.
Por acaso você e seus companheiros de trabalho são privilegiados? Por acaso a maioria massacrante dos trabalhadores brasileiros que estão nesse bolo e recebem aposentadoria do INSS de, em média, R$ 2 mil, são privilegiados?
Os militares têm privilégios em suas aposentadorias, que serão mantidas. Os atuais parlamentares e governantes também não terão nenhuma mudança em seus privilégios. A cúpula dos poderes que recebem salários de R$ 20 até 40 mil continuarão a receber aposentadorias milionárias. Onde está a destruição de privilégios?
O que existe é o desmonte a previdência pública, do direito à aposentadoria dos trabalhadores pobres brasileiros. E sabe para quê? Para diminuir os custos para os empresários e os governos e favorecer os bancos com a privatização da aposentadoria, via capitalização.
O ato de 1º de Maio está previsto para acontecer das 10h às 18h, com a presença de diversos artistas, e as mais diversas categorias de Trabalhadores e Trabalhadoras. Participam da organização do evento CGTB, CSB, CTB, CSP, CUT, Força, Intersindical (duas), Nova Central e UGT, além das Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. Essa união representa o empenho e a luta para a manutenção do direito à aposentadoria universal e justa para a classe trabalhadora.
O SINTECT-SP é parte dessa luta e está engajado na promoção da unidade dos trabalhadores brasileiros. Mais uma vez integra-se à manifestação e convoca a categoria a estar junto no 1º de Maio e em todos os atos dessa luta essencial contra a re(de)forma da Previdência nacional.
1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais
A partir das 10h no Vale do Anhagabaú – Centro de São Paulo.