18/02 – Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Notícia publicada dia 18/02/2021 14:38

Tamanho da fonte:

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo é lembrado hoje (18), a data tem o intuito de conscientizar os trabalhadores dos Correios sobre os malefícios do consumo exagerado de bebida alcoólica.

Um novo ano chegou e a ameaça invisível que surpreendeu a todos no ano passado ainda não foi embora: a pandemia causada pelo novo coronavírus permanece entre nós. Apesar dos esforços pela vacina, o mundo já soma mais de 109 milhões de casos de covid-19, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins. O Brasil teve, nesta semana, a maior média móvel de mortes desde o início da pandemia. Foram mais de 1.100 mortes por dia, ultrapassando a marca de 240 mil mortos por covid, no total. 

Com esse cenário, autoridades e profissionais da área da saúde têm insistido para que as pessoas continuem praticando o isolamento social e o uso de máscaras como principais formas de combate à disseminação do vírus. 

Paralelamente, o longo período de permanência em casa trouxe novos desafios à saúde pública. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), mais de 40% dos entrevistados brasileiros relataram ter feito alto consumo de álcool entre os meses de maio e junho de 2020 – ou seja, em plena pandemia. 

Entre os jovens, foi identificada a prevalência do consumo pesado, com mais de 60 gramas de álcool puro (cerca de cinco bebidas alcoólicas padrão), pelo menos uma vez em 30 dias. E a presença de quadros graves de ansiedade aumentou em 73% a chance de maior frequência no consumo.

Por: Jornal da USP

Compartilhe agora com seus amigos