FINDECT e Sindicatos filiados alertam categoria sobre o perigo de omitir sua condição de saúde

Notícia publicada dia 12/03/2021 18:45

Os sindicatos filiados à FINDECT têm recebido várias denúncias sobre trabalhadores que estão indo trabalhar, mesmo apresentando sintomas suspeitos de Covid-19. A Federação destaca que omitir suspeita ou confirmação da doença pode acarretar em mais contaminação por Covid-19, correndo um sério risco de levar a doença pra dentro de sua casa e a seus familiares.

A FINDECT ressalta que todos os casos que chegam ao conhecimento dos Sindicatos são acompanhados pela entidade cobrando de imediato o cumprimento das medidas preventivas e protocolos de saúde, mas o trabalhador ecetista também precisa fazer a sua parte, enviando uma cópia de seu resultado ao seu sindicato.

Estamos diante do pior momento da pandemia no país, chegando a triste marca de 270 mil mortos e sem vacinas suficientes para imunizar a categoria ecetista e toda população, por isso a FINDECT e os Sindicatos filiados chamam a atenção da categoria sobre a responsabilidade individual e coletiva, em assumir uma postura dessas.

Com o descaso e negacionismo do governo Bolsonaro, a Pandemia segue descontrolada no país, com leitos de UTIs superlotados, voltando a bater recordes diários de novos casos e mortes, inclusive com mutações do vírus circulando no Brasil.

A situação é calamitosa e preocupante. Por isso, alertamos que não é momento de esconder esse tipo de informação. Atitudes como essa podem custar a vida de colegas de trabalho e também dos seus familiares.

A orientação da FINDECT e dos Sindicatos é que o trabalhador que apresentar qualquer sintoma suspeito de Covid-19, deve se isolar e comunicar imediatamente o gestor da unidade e buscar atendimento médico para que seja submetido ao teste de Covid-19. O trabalhador que for pressionado a ir trabalhar mesmo apresentando sintomas, deve denunciar ao Sindicato para que as providências sejam tomadas responsabilizando a gestão da empresa por omissão.

Não é hora de relaxar nos protocolos de segurança

O governo Bolsonaro e a direção militar dos Correios estão na contramão do cenário caótico que estamos vivendo devido a pandemia, relaxando nos protocolos de segurança dentro das unidades e sem dar a atenção devida na prioridade na vacinação dos essenciais trabalhadores dos Correios.

A ECT insiste em só afastar do trabalho os trabalhadores com casos confirmados, quando o correto seria afastar todo efetivo de forma preventiva. Essa medida equivocada da empresa está ocasionando em mais contaminação na categoria.

Negligenciam na sanitização e desinfecção das unidades, se apropriando de uma portaria do Ministério da Saúde, que fragiliza esse procedimento nos ambientes, afirmando que a limpeza nos locais de trabalho podem ser realizados com produtos desinfetantes.

Acontece que a limpeza e desinfecção são 100% eficazes quando é usado sanitizantes específicos. Sendo um processo que tem resultados mais completos.

A FINDECT e os sindicatos filiados continuarão recorrendo à justiça cobrando a adoção de medidas que protejam a categoria e seus familiares contra o agravamento da pandemia.