Abandono e descaso na Zona Sul e região prejudicam trabalhadores, população e a própria ECT

Notícia publicada dia 14/02/2019 10:00

Itapecerica, Embu das Artes e Juquitiba já pegaram fogo, e Taboão da Serra está à beira do colapso – Descaso é o resultado da negligência que, quando não mata, deixa traumas irrecuperáveis para as vítimas – Enquanto isso, as gestões que deixaram o circo pegar fogo continuam tomando café e contando piadinhas sem graça no frescor do ar-condicionado!

O descontentamento dos trabalhadores com a direção da empresa nessas cidades do extremo sul região sul é enorme, o que também ocorre na maioria das unidades da Zona Sul.

Vistorias e denúncias

O sindicato, com os Diretores e o Técnico em Segurança do Trabalho, faz vistorias e denuncia situações irregulares e o descaso da empresa em todas as unidades de sua base. Quando a empresa não resolve os problemas, entra na justiça para defender o direito do trabalhador desempenhar suas atividades num local salubre, com condições adequadas de trabalho.

MAS NA ZONA SUL É TUDO PIOR!

Nela, 3 unidades já foram destruídas pelo fogo. O CDD Itapecerica da Serra foi a primeira. Já faz mais de um ano, e até hoje os trabalhadores continuam tendo que gastar horas se deslocando para Santo Amaro. Nada foi feito para aloca-los na cidade de Itapecerica. Em toda a região há situações de risco, problemas graves que se acumulam e descaso total da GERAE.

Taboão à beira do colapso

Em Taboão da Serra o abandono gera revolta. Ainda não pegou fogo, mas o prédio não tem condições de comportar a quantidade de trabalhadores que nele atuam.

Nem local para descarregar o caminhão dos Correios o setor tem. De manhã, quando ele chega, os trabalhadores precisam ir pra rua buscar a carga, pois ele estaciona em uma rua paralela à rodovia. Sem as condições adequadas para o cuidado e segurança, as encomendas correm risco de avarias.

O serviço de distribuição na cidade é caótico e gera transtornos para toda a população. Isso coloca o ecetista em situação de risco, com cobranças nas ruas, ameaças, assaltos.

O Sindicato já denunciou a situação diversas vezes, e a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou até uma audiência pública para debater a má qualidade dos serviços prestados pelos Correios no município e denúncias da destruição de cartas e encomendas.

O descaso da GERAE afeta trabalhadores, população e a imagem da empresa. E em vez de atuar seriamente, ela faz truques para tentar esconder o desastre da má gestão, como emprestar trabalhadores da cidade vizinha, numa tentativa desastrosa de tentar colocar o serviço em dia.

Uma cidade importante como Taboão da Serra, que tem o maior número de habitantes por km quadrado do Brasil, não merece o caos provocado pelo abandono da GERAE.

Clique e veja matéria sobre a audiência Pública em Taboão

DDA piora a situação

O DDA implantado pela GERAE nas unidades da região sul e cidades próximas não apresenta resultado satisfatório. A empresa monta relatórios indicando melhora, mas os trabalhadores garantem que, com o DDA da GERAE Sul, as condições de trabalho pioraram muito!

E o DDA imposto aos setores é só uma parte do descaso da GERAE na região, que soma à falta de estrutura e de segurança, à deterioração dos prédios em que estão as unidades, à falta de material, de trabalhadores e de condições de trabalho. Toda a região é o reflexo do descaso, do abandono e da incompetência. Até quando????