CAOS NO CTO JAGUARÉ/COMPLEXO BAUMAN (PIRELLI)

Notícia publicada dia 10/11/2012 19:07

Trabalhadores deste complexo são obrigados a trafegarem em meio a carretas, caminhões e outros veículos alocados ali por conta da desordem e falta de gerenciamento que é grande. Muitos são os absurdos que acontecem neste CTO e nada é feito apesar das várias denúncias já feitas.

A gerência do CTO Jaguaré não toma providências e muito menos a gerência de transporte, que permite e colabora para que os trabalhadores dali se exponham a acidentes ao carregarem seus veículos de linha em local impróprio, local este destinado a passagem e estacionamento de veículos.

Como se não bastasse, a gerência de transporte, juntamente com a gerência do CTO Jaguaré e a gerência geral do CTE Jaguaré permitiram que parte das encomendas do CEE Barueri e do CDD Taboão da Serra viessem para o CTO Jaguaré, aumentando com isso o número de trabalhadores para fazerem uso das dependências deste CTO, que já são precárias principalmente no que diz respeito à saúde do trabalhador e também aumentando o número de veículos, tornando o espaço que já era pequeno menor ainda.

O que se percebe é uma verdadeira desordem, tamanha a falta de gerenciamento neste complexo e o descaso, falta de respeito e compromisso com o bem estar dos trabalhadores, fatores estes que contribuem e muito para o desânimo que se instalou no CTO Jaguaré. Em meio à temperaturas altíssimas que tivemos nos últimos dias, até água deixaram faltar para os trabalhadores. Um verdadeiro e grande absurdo!

Trabalhadores do CEE e do CDD Jaguaré foram espremidos para que houvesse espaço para que outros companheiros fossem alocados. Nota-se que não houve e continua não havendo uma preocupação e um respeito ao bem estar dos trabalhadores, simples e irresponsavelmente estas gerências dividiram as unidades com divisórias e disponibilizaram para os trabalhadores. Depois estes gerentes querem metas, querem resultados, um verdadeiro caos esta o CTO Jaguaré, para o qual esta entidade juntamente com todos os trabalhadores deste complexo exigem que sejam tomadas as devidas providências, até mesmo porque estes trabalhadores não aguentam mais tanto descaso.

Neste CTO existe um espaço muito grande sendo mal utilizado, sendo ocupado por sucatas, viaturas e caminhões que não circulam mais e estão há anos empilhados ali acumulando pó, servindo de abrigo para ratos , baratas e outros insetos que causam mal a saúde do trabalhador.

No TECA Rodoanel a situação não é diferente, trabalhadores são  expostos a todo momento à situações de risco para a saúde dentro e fora da unidade como se pode notar pelas fotos.
Dentro da unidade o pó é intenso, trabalhadores transitam em meio à empilhadeiras dia e noite, correndo o risco de serem atropelados.
Do lado de fora o que se ve é uma total falta de respeito e preservação da saúde dos trabalhadores, isto porque esses trabalhadores são tratados como qualquer coisa, tendo que trabalhar em meio à amontoados de lixo, expondo os trabalhadores ao ridículo diante dos olhos de quem os ver, essa é a verdade do TECA Rodoanel. Os trabalhadores pedem socorro.

Ai vem a pergunta que não quer calar: cadê o programa 5s da empresa? Não existe mais, como que os trabalhadores podem trabalhar num local onde existem riscos que comprometem diretamente a saúde?

É preciso em caráter de urgência que a empresa resolva estas situações.