Carteiro é profissional essencial respeitado pela população, que merece o mesmo do governo e da ECT

Notícia publicada dia 25/01/2021 10:07

O SINTECT-SP e a FINDECT homenageiam todos os Carteiros neste 25 de Janeiro, em que é comemorado o importante Dia do Carteiro, profissional que merece reconhecimento e valorização de toda a sociedade, dos governantes e da direção da empresa!

Neste 25 de janeiro de 2021, o Dia do Carteiro ganha ainda mais relevância que em anos anteriores. Esses profissionais essenciais, junto com os demais ecetistas, trabalham na linha de frente desde o início da pandemia de Covid-19.

Mantiveram corajosamente a atividade postal, um serviço essencial, mesmo sem o suporte, a atenção e o cuidado que a direção da empresa negou, para garantir segurança contra o contágio, proteção da saúde e da vida.

Já no início da pandemia, quando os cientistas brasileiros de ponta isolaram o coronavírus para cultivar e distribuir para pesquisa, foram os Carteiros que garantiram a chegada deles em pólos universitários e médicos do país.

Quando, ainda no mês de março de 2020, um deles chegou na Universidade Federal de Minas Gerais para entregar o vírus inativados para os cientistas trabalharem na sua codificação genética, foi aplaudido de pé. Um dos virologista gravou um vídeo em agradecimento:

Reconhecimento profissional

A Diretoria do SINTECT-SP e da FINDECT destaca a importância da data, que significa um marco importante de reconhecimento do profissional que simboliza credibilidade e confiança e está diariamente junto às famílias e organizações em todo o país.

Os Correios Estatal têm no carteiro o seu mais representativo símbolo de identidade junto à sociedade. O governo federal, porém, tem promovido vários ataques aos direitos dos trabalhadores e à imagem da Empresa que, juntamente com milhões de correspondências, chega diariamente aos diversos lares brasileiros.

Além dos ataques promovidos pelo governo Bolsonaro à categoria, os carteiros enfrentam outras dificuldades da profissão, como assaltos, mordida de cães, chuva, ameaças de demissões, ameaças de privatização da empresa, acidentes, doenças na coluna, pela exposição ao sol, entre outras.

Nos lares e nas comunidades, levando emoções

A comemoração da data também não está sendo convencional porque, devido à Covid-19, será sem os abraços calorosos e festas. Mas remete a refletir sobre a importância de lutar em defesa da vida e dos empregos e direitos!

A população sabe da importância e reconhece o valor da profissão do Carteiro que, no dia a dia, está nas portas das casas dos brasileiros. Sem contar que, mesmo com todo avanço tecnológico, o trabalho do carteiro continua sendo indispensável na nossa sociedade.

A profunda desigualdade socioeconômica do país nega a mais da metade da população alcance aos bens tecnológicos necessários à comunicação digital. Por isso, e ainda por muito tempo, sem os Correios e o Carteiro, o direito constitucional à comunicação postal será descumprido para mais da metade dos brasileiros.

O Carteiro é aquele profissional que está nas vidas das pessoas, com presença quase diária nas residências e nas comunidades. Nem quando os avanços tecnológicos estiverem ao alcance de todos, e a comunicação digital for dominante, a figura desse profissional que leva emoções às famílias em todo território nacional será substituída ou esquecida!

Vida longa aos Carteiros!!!