Categoria exige proposta completa da ect todos na assembleia do dia 26

Notícia publicada dia 19/09/2017 12:58

Tamanho da fonte:

As reuniões das Negociações Coletivas acontecem nesta terça, quarta e quinta-feira (19, 20 e 21 de setembro). A FINDECT orienta aos Sindicatos filiados pela assembleia no dia 26, próxima terça-feira.

A categoria Ecetista está em meio às negociações para o Acordo Coletivo de 2017/2018. Após 2 meses desde o protocolo da pauta da FINDECT, a Empresa apresentou apenas uma parte de sua primeira contraproposta, e deixou para o final a parte econômica, de benefícios, e a questão que envolve a Assistência médica da categoria – um desrespeito com os milhares de Ecetistas que lutaram, e lutam pela manutenção e ampliação dos Direitos e Benefícios já conquistados.

Nesta semana, as reuniões entre representações dos Trabalhadores e Direção da Empresa acontecem nos dias 19, 20 e 21 de setembro (terça, quarta e quinta-feira). Os trabalhadores das bases da FINDECT (São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins e Maranhão) já estão em Estado de Greve desde sua última assembleia, no dia 5 de setembro, para pressionar a ECT a apresentar sua proposta final.

É preciso lembrar que, como disse o Vice-presidente da FINDECT, e Presidente do SINTECT-SP, Elias Cesário – Diviza, este ano a Campanha Salarial é diferenciada. Isto porque ela se iniciou dentro de uma mediação no Tribunal Superior do Trabalho, que apresentou proposta de prorrogar o ACT 2016/2017 por 4 meses, com a condição de não haver greves da categoria. A proposta foi recusada pelos Trabalhadores, que não abrem mão de seu maior instrumento de luta. Desta forma, as negociações entre Empresa e representação dos Trabalhadores finalmente tiveram início na última terça-feira (12).

As negociações diferenciadas também acontecem em um momento de profundo retrocesso, dentro de um governo patronal, por isso, é preciso agir com cautela e precisão. A categoria tem de estar unida, mobilizada e atenta aos detalhes do que acontece nas negociações. É necessário buscar o esgotamento das propostas nas reuniões com a Empresa, para que os Trabalhadores mantenham vantagem diante de qualquer ataque.

A categoria está firme e preparada para a luta:

Na história das conquistas dos direitos hoje garantidos no Acordo Coletivo de Trabalho dos Ecetistas, as vitórias aconteceram em negociações diretas entre Empresa e Trabalhadores. O histórico mostra que levar a discussão para a justiça pode não ser o melhor caminho para a categoria. Neste momento de profundo retrocesso das leis trabalhistas, abrir mão do poder de decisão, para o judiciário, é um tiro no pé.

Por isso, a FINDECT acredita na responsabilidade daqueles que participam das Negociações Coletivas e buscará o esgotamento total das propostas. Para que os Trabalhadores saiam ilesos desta Campanha Salarial com um Acordo Coletivo bom e seguro.

Proposta completa será avaliada pela categoria:

A FINDECT acredita e defende que Direitos e Benefícios só se ampliam, e vai lutar contra qualquer ameaça ou retirada. Mas, para isso, é preciso que os Trabalhadores conheçam a contraproposta completa. Em respeito à Pauta protocolada pela FINDECT em julho.

A Empresa propôs encerrar as negociações no dia 21 de setembro (quinta-feira), onde será apresentada sua proposta final para o Acordo Coletivo da Categoria. Por isso, a FINDECT orienta aos Sindicatos filiados para que convoquem suas assembleias para o dia 26 de setembro. Os Trabalhadores unidos e fortes, juntos à direção do Sindicato, avaliarão a proposta final da Empresa e darão força à resposta da categoria. “Se necessário, marcharemos juntos, na maior greve da categoria. Pela manutenção dos direitos e benefícios, os Trabalhadores unidos vão resistir, mais uma vez, bravamente!”, afirma o Presidente da FINDECT, Companheiro Gandara.

Fonte: Findect

Compartilhe agora com seus amigos