Confira o que foi debatido nas últimas reuniões do ACT 2013

Notícia publicada dia 09/09/2013 14:32

Na quarta-feira, dia 04 de Setembro, os dirigentes da FINDECT se reuniram com os representantes da ECT para dar continuidade às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Estiveram presentes os companheiros Gandara (SINDECTEB/BRU), Diviza (SINTECT-SP), Ronaldão (SINTECT-RJ), Rufino (SINTECT-TO), Moacir (SINTECT-RN) e Valdinez (SINTECT-TO).

O encontro foi iniciado com as discussões sobre o programa da casa própria. A FINDECT requisitou os resultados dos trabalhos realizados até o momento para análise. Seguiram-se a discussões sobre a Cláusula 01 (Acesso às dependências, Distribuição domiciliar, Segurança do trabalho e Direito à ampla defesa). Durante a reunião, a FINDECT também reforçou aos diretores a legitimidade da representação, tal como consta na constituição brasileira e ainda lembrou ao diretores da Empresa que as negociações foram feitas pela FENTECT de forma irregular por 18 anos.

Mais uma reunião foi marcada para a quinta-feira.

Clique aqui e leia a Ata da reunião do dia 04/09/2013 na íntegra

Na manhã de quinta-feira, dia 05 de Setembro, os presidentes dos Sindicatos Filiados à FINDECT e os representantes da ECT deram continuidade às negociações do ACT 2013-2014. A reunião foi feita na sede da ECT em Brasília e foi aberta com os diretores da FINDECT informando à Empresa que o objetivo da Federação é buscar o melhor para os trabalhadores, o que obviamente não é o que a empresa ofereceu em sua proposta. Tendo em vista o lucro da estatal e os índices apresentados, era de se esperar que a categoria rejeitasse a proposta, como de fato aconteceu.

Os sindicatos filiados à FINDECT realizaram suas assembleias na quarta-feira (04/09) e em todas as proposta foi negada. Como o dever da FINDECT é representar a voz do trabalhador, o diretores logo avisaram a empresa da negativa perante a ínfima proposta. A Federação espera que o assunto não seja novamente levado ao TST.

As questões políticas abalam o fechamento do acordo, mas a FINDECT reitera que não sairá da mesa de negociações com uma proposta aprovada que não seja benéfica à categoria. Solicitamos um aumento real e não um reajuste abaixo da inflação! O vale alimentação tem que estar em sintonia com os índices do mercado, assim como o vale cesta. Lutamos também pelo reembolso creche, adicional noturno e hora extra sobre a remuneração total, adicional para atendentes e carteiros com trabalho interno, reajuste na função de carteiro motorizado e a solicitação de abono de 5 dias. A ECT tomou conhecimento das propostas, assim como foi informada sobre a aprovação do indicativo de greve para a quarta-feira, dia 11 de Setembro, que foi aprovada nas assembleias.

A FINDECT aguarda a próxima proposta da empresa no dia 10 de Setembro. Desta forma, o texto pode ser levado às bases para aprovação dos trabalhadores. A próxima reunião está marcada para a terça-feira (10/09).

Clique aqui e leia a Ata da reunião do dia 05/09/2013 na íntegra

Diante das resoluções apresentadas pela ECT, e também pela sua proposta absurda, que não contempla devidamente as necessiades dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, no mesmo dia 05/09/2013 o SINTECT/SP já encaminhou o ofício à ECT comunicando que na quarta-feira, dia 11/09/2013 estaria chamando a assembleia de greve, como pode ser visto abaixo:

E se até o dia 10/09/2013 (terça-feira) a ECT não fizer uma proposta decente, na assembleia do dia 11/09/2013 no CMTC Clube será deflagrada a greve!!

SE TENTAREM NOS ENROLAR, A GREVE VAI ESTOURAR!!

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS