Conheça seu plano: Saiba por que é importante atualizar seus dados cadastrais

Notícia publicada dia 09/11/2018 09:57

A atualização cadastral é imprescindível para que a Postal Saúde possa informar tempestivamente os beneficiários sobre possíveis mudanças ou novidades no plano de saúde, contribuindo para a qualidade e a eficiência da comunicação.

Se você é beneficiário do plano de saúde e mudou de endereço, trocou o número do telefone ou e-mail – ou registrou qualquer outra alteração nos seus dados pessoais –, comunique à Postal Saúde para que as equipes responsáveis pelo Cadastro possam atualizar essas informações e inseri-las no sistema.

Os dados pessoais são uma espécie de “DNA” do beneficiário e permitem que a Postal Saúde, além de manter em dia a comunicação com seus beneficiários, cumpra as exigências dos órgãos reguladores com relação aos serviços prestados pela Operadora.

A atualização cadastral é, portanto, imprescindível para que a Postal Saúde possa informar tempestivamente os beneficiários sobre possíveis mudanças ou novidades no plano de saúde, contribuindo para a qualidade e a eficiência da comunicação.

Regulamento

O Capítulo 7 do Regulamento do Plano CorreiosSaúde II também trata da “Atualização Cadastral dos Beneficiários Titulares e Dependentes”. Com o cadastro atualizado, o beneficiário poderá receber em seu endereço comunicados e informações importantes sobre o plano de saúde; ser convidado, se elegível, para participar dos programas de saúde e de qualidade de vida desenvolvidos pela Operadora; entre outros benefícios.

Para se ter uma ideia da importância do assunto, um dos desafios das operadoras de planos de saúde em geral, e da Postal Saúde, em particular, é a comunicação com aqueles beneficiários que não mantém os dados atualizados.

Uma situação comum é a dificuldade de localizar os aposentados desligados dos Correios para mantê-los informados sobre as mudanças e novidades relacionadas ao plano de saúde.

Dados pessoais obrigatórios

Os dados pessoais obrigatórios que devem estar sempre atualizados na ficha cadastral do beneficiário são: CPF, CNS (Cartão Nacional de Saúde-SUS), endereço residencial, telefones de contato e e-mail. Nos casos de dependentes menores de idade, é importante informar o número do CPF, dado obrigatório perante o órgão regulador.

Como atualizar seus dados

A atualização cadastral pode ser realizada nos seguintes canais:

• Unidade de Representação Regional da Postal Saúde, mais próxima de sua localidade;
  • Central de Atendimento ao Beneficiário – 0800 888 8116 (para atualização de endereço, telefone e e-mail);
  • Caixa Postal 9555 – CEP 70.040-976, Brasília-DF, para envio à Postal Saúde da documentação comprobatória e do Formulário de
    Cadastro/Atualização Cadastral.

Oportunamente, a atualização cadastral poderá ser feita também no site da Operadora.

Vantagens para o beneficiário em manter os dados atualizados Recebimento de informações sobre os acontecimentos ou as mudanças que
ocorrem no plano de saúde;

Acompanhamento sobre as solicitações ou os procedimentos que aguardam autorização da Operadora;

Tranquilidade com relação ao atendimento pelo plano de saúde, uma vez que o benefício pode ser suspenso por falta de atualização dos dados pessoais obrigatórios, conforme descrito no regulamento do plano;

Cobrança adequada do valor do custeio, pois no caso dos beneficiários aposentados são utilizados os valores dos benefícios INSS e Postalis (quando
houver), para o cálculo da coparticipação. A atualização desses valores permite que não ocorra nenhuma cobrança indevida no valor da coparticipação;

Aproximação mais estreita com a Postal Saúde.

Agora que você já sabe da importância da atualização cadastral para facilitar a comunicação com sua Operadora – e para seu benefício próprio -, não perca tempo!

Com informações da Postal Saúde