Critérios foram impostos pela ECT – Sindicatos Unificados lutam para garantir vitória na PLR 2013/2014

Notícia publicada dia 19/02/2013 16:53

Novamente a ECT e a Fentect frustraram as expectativas da categoria. O Departamento de Controle das Empresas Estatais (DEST) autorizou o pagamento da PLR 2012/2013 com os critérios impostos pela ECT, novamente prejudicando a ampla maioria dos trabalhadores.
Essa nova perda ocorreu porque a Empresa não dá nada de graça, e porque no período que era para negociar a PLR que será paga em 2013 (a lei prevê que a PLR seja negociada no início do ano anterior ao pagamento, nesse caso, início de 2012) a Fentect virou as costas para a categoria, se recusando a mobilizá- la para pressionar a Empresa e negociar. Nessa época os Sindicatos Unificados ainda não haviam saído da Fentect, a qual deveria representar todos os Sindicatos dos Correios na mesa de negociações, mas não representava, preferindo ficar na luta por cargos.

Lutar pela PLR

Essa nova derrota na PLR comprova o acerto que foi a saída da Fentect. Desde que saíram, os Sindicatos Unificados têm buscado dialogar com a ECT para negociar a PLR 2013, que será paga em 2014, assim como para tentar prorrogar o prazo de negociações da PLR 2012, a ser paga agora em 2013.
Houve reuniões entre a ECT e os Sindicatos Unificados para debater esse assunto no ano passado (clique neste link para visualizar a matéria completa) , mas infelizmente não conseguimos prorrogar as negociações da PLR 2012/2013, devido aos prazos legais descumpridos pela Fentect.
Não podemos deixar que isso se repita com a PLR 2013/2014, e por todos os meios, através do diálogo, e com a mobilização da categoria. Os Sindicatos Unificados lutarão para que de fato a PLR 2013/2014 seja negociada, e que traga benefícios ao conjunto dos trabalhadores.
No “Primeira Hora” de 14/2 foi divulgado que ECT chamou reuniões para tratar da PLR 2013/2014, mas já colocando que o DEST determinou o fim das negociações no dia 28/02, o que é um absurdo. Ano passado, quando só a Fentect negociava a PLR, a Empresa prorrogou o prazo até o fim de abril, e ainda assim só protocolou a PLR no DEST após a Fentect faltar a várias reuniões, como se estivessem combinados.
Agora querem impor um prazo que é repudiado pelos Sindicatos Unificados, que nunca se recusaram a dialogar, mas que exigem condições para uma negociação séria. Nos próximos dias haverá reunião entre os Sindicatos Unificados e a ECT. Vamos cobrar a prorrogação dos prazos para negociar a PLR 2013/2014, exigir respeito aos trabalhadores dos Correios de todo o país e chamar os companheiros à luta por uma PLR digna.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS