CTB presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Social

Notícia publicada dia 01/06/2016 13:54

A CTB esteve no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social nesta terça-feira (31), no Senado.

A Frente, liderada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), conta com o apoio de mais de 50 entidades, sobretudo organizações sindicais do setor público e privado. Neste 31 de maio, Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Social, a central esteve mobilizada nas ruas, no Congresso e nos postos previdenciários de todo o País em defesa da manutenção dos direitos sociais, ameaçados pela reforma da Previdência proposta pelo governo interino Michel Temer.

banner_ctb_na_frente_parlamentar_em_defesa_da_previdencia_social_01_06_2016

Durante os discursos, as lideranças políticas e sindicais criticaram as propostas de reforma da Previdência anunciadas pelo ministro Henrique Meirelles, entre elas, a fixação de idade mínima para aposentadoria, que poderia chegar a 65 anos, para homens e mulheres.

Paulo Paim assegurou que a frente atuará de modo “intransigente” para que sejam mantidos os direitos sociais e previdenciários e, assim como os demais, discordou da existência de déficit nas contas da Previdência. Com base em números da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Anfip), ele disse que o superavit chegou a mais de R$ 54 bilhões em 2014. Para o deputado, os números são manipulados para enfraquecer o conceito de previdência pública.

“O deficit que eles estão divulgando é uma grande falácia. Seguiremos unidos, mobilizados nas ruas e no Congresso contra esse governo golpista que quer acabar com a nossa Previdência”, disse João Paulo Ribeiro, Secretário do Serviço Público e do Trabalhador Público da CTB.

Parlamentares e sindicalistas aproveitaram a ocasião para pedir a reativação do Ministério da Previdência Social, extinto por Temer, que transferiu a área de arrecadação da pasta para o Ministério da Fazenda e o pagamento de benefícios para a pasta do Desenvolvimento Social. O senador Paim afirmou que a Previdência virou um “puxadinho da Fazenda à disposição do sistema financeiro”.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG), também dirigente da CTB, Vilson Luiz da Silva destacou a importância de compor a Frente “para defender a manutenção da Previdência. Estamos cobrando desse governo interino a volta do ministério. Não aceitamos perda de direitos. Precisamos mostrar para a sociedade que a Previdência Social não é deficitária, como anunciam. Muito pelo contrário – ela tem superávit. Nosso objetivo hoje aqui, nas ruas e na ocupação das agências foi chamar a atenção do governo e denunciar essa atrocidade que ele está propondo. Nos manteremos unidos para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade”, disse.

Por sua vez, o presidente da CTB no Distrito Federal, Aldemir Domício, afirmou que “a CTB marcou presença no Senado Federal para manifestar sua indignação contra esse golpe à classe trabalhadora. Não aceitamos um governo golpista dizer que não há recursos para garantir os direitos de trabalhadores que contribuíram com a Previdência durante toda a vida”.

De Brasília, Ruth de Souza – Portal CTB

Foto: André Oliveira