CTB já é a segunda maior Central Sindical do Brasil

Notícia publicada dia 12/08/2022 13:52

Tamanho da fonte:

Coerência na aplicação dos princípios classistas e na defesa da classe trabalhadora explica avanço da Central classista, afirma presidente da CTB

A CTB se consolida como a segunda maior Central Sindical do país neste ano em que completa 15 anos de existência e luta. Justificando o bordão de “Central que mais cresce no Brasil”, a Central classista já conta em sua base com quase 1,6 milhão de trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados de entidades filiadas. Desde a última aferição de representatividade do Ministério do Trabalho, em 2016, o número de sindicalizados da base da CTB cresceu mais de 20%. Não foram feitas aferições oficiais depois daquele ano.

Segundo dados extraídos do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais do Ministério do Trabalho e Previdência, existiam em março deste ano um total de 12.239 sindicatos de trabalhadores no país. Destes, 863 estavam regularmente filiados à CTB. A Central só perde para a CUT em quantidade de trabalhadores sindicalizados, seguidas da UGT e Força Sindical.

O presidente da CTB, Adilson Araújo, atribui a forte expansão da Central à aplicação coerente dos princípios do sindicalismo classista na luta política e sindical e à firmeza com que defende os interesses imediatos e futuros da classe trabalhadora, a democracia, a soberania nacional, a valorização do trabalho e o socialismo.

A expectativa de Adilson Araújo é de que a CTB deve crescer ainda mais, já que realizou uma unificação com a CGTB e ainda está realizando a filiação de sindicatos egressos da CGTB na CTB. Ronaldo Leite, secretário geral da CTB, diz que cerca de 500 sindicatos filiados à CTB ainda estão buscando sua regularização junto ao Ministério do Trabalho ou ainda não atualizaram sua filiação à CTB naquela instituição. A Secretaria Geral Nacional está assessorando essas entidades para a regularização.

A CTB já atingiu a marca de 1.362 sindicatos filiados. Para comemorar esta marca, está lançando uma Campanha de Fortalecimento da Central, estimulando a filiação de novos sindicatos e auxiliando a regularização junto ao Ministério. Como parte da campanha, a Central intensificará a visita aos sindicatos filiados, fará sorteios e também estreitará os laços entre a direção e suas entidades.

A CTB foi fundada em dezembro de 2007, como uma Central plural, forte e representativa. Radical na defesa dos direitos da classe trabalhadora, a CTB defende uma sociedade socialista. A CTB foi construída a partir de quatro grandes pilares: os comunistas, os socialistas, os rurais e os marítimos. A luta é nossa identidade!

Fonte: CTB

Compartilhe agora com seus amigos