Defesa do Convênio Médico põe ABC em estado de greve e fortalece o Sindicato em negociação por credenciamento de hospital

Notícia publicada dia 11/01/2018 23:24

A mobilização dos trabalhadores (as) dos Correios do ABC pelo recredenciamento do Hospital Christovão da Gama, o maior da região, deu argumento e força para o SINTECT-SP conseguir reunião com a direção da empresa e da Postal Saúde e garantir a volta do atendimento no Hospital.

Os companheiros(as) da região realizaram assembleia com o Sindicato no dia 09/01. Decidiram entrar em estado de greve pela exigência do pagamento imediato pela ECT da dívida com o Hospital Christóvão da Gama, a fim de restabelecer seu imediato o retorno à rede de credenciados do Postal Saúde. E deram prazo até o dia 31/01 para a empresa resolver o problema.

A Diretoria do Sindicato já havia cobrado solução da DR-SPM e da Postal Saúde. No dia 5 de janeiro, os companheiros Diviza, Presidente do SINTECT-SP, e o Secretário Geral Ricardo Adriane, o Peixe, se reuniram com representantes da DR-SPM e da Postal Saúde para discutir a conclusão da negociação com o Hospital. A exigência do Sindicato foi clara, mas a resposta recebida foi inconclusiva na ocasião.

Com a mobilização dos trabalhadores e a assembleia com o Sindicato, nova reunião ocorreu na quinta, 11 de Janeiro. Nela, a Diretoria do SINTECT-SP e os membros da Comissão paritária de saúde da FINDECT, Silvana e Manoel, discutiram com representantes da ECT e da Postal Saúde solução do problema do hospital Christovão da Gama e da suspensão do atendimento em outros hospitais na base do SINTECT-SP.

A mobilização e a disposição de paralisar as atividades dos companheiros(as) do ABC e o estado de greve foram realçadas pela Diretoria do Sindicato, e foram fundamentais para o presidente da Postal Saúde afirmar que o hospital Christovão da Gama terá sua situação financeira regularizada e voltará a atender os trabalhadores da região do ABC a partir do dia 12 de Janeiro.

Foi uma vitória importante da mobilização dos trabalhadores(as) e do trabalho insistente da Direção do Sindicato, em negociação com a direção da empresa e da Postal Saúde.

A batalha em defesa do Convênio Médico continua

A luta dos companheiros do ABC por um convênio médico decente é de toda a categoria, porque a direção da empresa não desistiu de acabar com nosso principal benefício.

Ela foi derrotada na Campanha Salarial, quando viu ruir sua intenção de impor pagamento aos trabalhadores e tirar pai e mãe do convênio. Mas continua atrasando os repasses aos credenciados e precarizando o atendimento. Isso só pode ser de propósito para pressionar, irritar e convencer os trabalhadores a aceitarem o roubo de seu direito maior.

Mas não vamos engolir isso não! Vamos lutar como os companheiros do ABC, todos unidos em defesa do nosso Convênio Médico. Ele é nossa maior conquista. Veio com muita luta e serve como compensação aos nossas baixos salários, os menores entre todas as estatais. Principalmente para os companheiros que são arrimos de famílias pobres e periféricas – a maioria massacrante de nós!

Veja abaixo a galeria de fotos da Plenária: