Déficit do Postalis repercute na imprensa internacional

Notícia publicada dia 07/04/2015 18:23

(Notícia publicada pelo canal Bloomberg)

nao_ao_aumento_do_postalis

O fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios está sendo investigado devido a perda de grandes quantias de dinheiro durante os últimos anos. Os investimentos estão relacionados com notas da Lehman Brothers e até da dívida argentina, disseram duas pessoas com conhecimento no assunto.

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco Central (BC) e o Ministério Público Federal (MPF) estão trocando informações com frequência e realizando reuniões semanalmente. O objetivo é concluir nos próximos dias um relatório sobre o Postalis, o terceiro maior sistema de aposentadoria do Brasil em número de beneficiários, segundo uma das fontes que pediu anonimato, pois o assunto é privado. A punição pode chegar a multa de até R$ 1 milhão e inabilitação dos administradores por até 10 anos, de acordo com a lei.

Depois de acumular déficits todos os anos desde 2011, o Postalis hoje tem um buraco de R$ 5,6 bilhões que ofusca seus R$ 5 bilhões em ativos, segundo dados públicos. Agora, o fundo de pensão, que foi criado em 1981, está pedindo para cerca de 100.000 funcionários dos Correios aumentarem suas contribuições por 15,5 anos como saída para equacionar o déficit.

Eles passaram por cima

“Eles passaram por cima” disse Douglas Melo, 36 anos, sobre a questão de ser necessário a adição de 40 reais sobre os 55 reais por mês para garantir o benefício futuro de 200 reais por mês. No entendimento de Douglas, esta é uma luta que necessita a união da categoria para reverter este aumento abusivo. O trabalhador não deve pagar o prejuízo da má administração do fundo de pensão dos trabalhadores do correio.
Douglas atualmente é Diretor de comunicação e imprensa do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo o SINTECT/SP.

O Postalis informou, via e-mail, que está tomando providências legais para reverter as perdas e está também reestruturando seu portfólio de investimentos para melhorar seu desempenho. Informou ainda que está cooperando com as autoridades e espera que a investigação ajude a recuperar fundos, disse uma segunda fonte com conhecimento no assunto.

A Previc, o BC e a CVM não quiseram comentar sobre a investigação. O MPF não retornou e-mails e telefonemas em busca de comentário.

O Postalis acumulou bilhões de reais em prejuízos com apostas de risco enquanto outros fundos de pensão investiam na segurança e alta remuneração da dívida pública brasileira. Dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a Abrapp, mostram que os fundos de pensão do País tinham 15 por cento dos seus R$ 641,7 bilhões em ativos aplicados em títulos públicos em 2012. O Postalis, em comparação, mantinha menos de 1 por cento em 2012.

Prejuízos com Lehman Brothers

O Postalis apostou em um fundo que adquiriu R$ 18 milhões em notas do Lehman Brothers em agosto de 2008, um mês antes de o banco entrar com pedido de falência, segundo dados da CVM. O Postalis comprou letras financeiras ou investiu em fundos de bancos brasileiros de segunda linha que foram liquidados pelo BC em 2012 em meio a acusações de fraude e falta de capital. O Postalis também estava entre os vários fundos de pensão que perderam dinheiro quando o império de commodities e petróleo do então homem mais rico do Brasil, Eike Batista, veio abaixo. Muitas das empresas de Eike estavam listadas no Ibovespa.

O Postalis era o único investidor de um fundo administrado pelo Bank of New York Mellon Corp., que mantinha uma cesta de títulos estruturados ligados à Venezuela e à dívida argentina. O investimento perdeu 65 por cento de seu valor desde que a Argentina deu calote, em agosto passado. O fundo comprou as notas em dezembro de 2011, quando era gerenciado pela Atlântica Administração de Recursos Ltda.

Ações judiciais

O Postalis disse no e-mail que o investimento na cesta de dívidas foi feito pela Atlântica sem seu consentimento e que está processando o BNY Mellon e Fabrizio Neves, dono da Atlântica, em um tribunal do Rio de Janeiro, para recuperar os prejuízos. A Atlântica, uma gestora de ativos com sede em São Paulo que foi fechada em 2013, também tomou a decisão de investir nos bonds do Lehman Brothers, segundo documentos judiciais.

Neves não deu retorno aos pedidos de comentário realizados por e-mail e telefone. A ação judicial que o Postalis apresentou contra Neves diz que seu paradeiro é desconhecido.

Reivindicações ‘infundadas’

O BNY Mellon, com sede em Nova York, disse em um comunicado por e-mail, na semana passada, que as acusações judiciais contra a instituição são “sem fundamento” e que o investimento foi feito pela Atlântica, gestora do fundo, que foi contratada pelo Postalis.

A série de investimentos do Postalis que está sob investigação foi realizada durante o período de seis anos, até 2012, em que Alexej Predtechensky foi CEO do fundo, segundo uma das fontes. O advogado de Predtechensky, Luiz Otávio Villela, disse que seu cliente agiu de acordo com a lei e com as condições de mercado na época, segundo um comunicado enviado por e-mail.
Enquanto isso, os trabalhadores dos Correios como Douglas Melo terão de aumentar as contribuições durante os próximos 15 anos para cobrir o déficit do Postalis. O pagamento extra é igual a 26 por cento do benefício recebido pelos associados.

“Teremos de realizar todos esses pagamentos agora”, disse Douglas Melo. “Mas quem pode garantir o fundo não vai quebrar novamente?”

não ao aumento abusivo do postalis

Fonte: Bloomberg