Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Notícia publicada dia 27/07/2022 11:25

Tamanho da fonte:

A data traz a reflexão da luta e aos direitos à segurança para o trabalhador

Comemoramos no dia 27 de Julho no Brasil, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, data essa que se tornou um marco histórico para a luta dos trabalhadores na melhoria de condições de Segurança e Saúde no trabalho. Com o tempo foram criadas aos poucos um conjunto de medidas legislativas para garantir a proteção e direitos para os trabalhadores, sendo que a data tornou-se oficial em 1972.

Nosso país foi o primeiro a ter a obrigatoriedade do serviço de Segurança e medicina do Trabalho em empresas com um número maior que 100 funcionários, o primeiro passo dessa luta que ainda esta pauta foi quando o então ministro Júlio Barata publicou as portarias 3236 e 3237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT sendo o motivo da escolha dessa data.

A importância de lembrarmos que nossos direitos vêm de histórias de luta a favor da proteção do trabalhador e de garantias mínimas que devemos lutar para manter e ampliar a cada dia nossas necessidades básicas no ambiente de trabalho.

Compartilhe agora com seus amigos