Covid-19 – Diretoria da ECT se recusa dialogar com representação dos trabalhadores mesmo com agravamento das contaminações dos empregados

Notícia publicada dia 17/04/2020 12:38

Companheiros e Companheiras,

Esclarecemos que para nós a vida de qualquer trabalhador e trabalhadora dos Correios, bem como de seus familiares, estão em primeiro lugar.

Neste momento onde todos nós estamos sofrendo com tudo o que está acontecendo no Brasil e no Mundo, entendemos que devemos respeitar as orientações da OMS e do Ministério da Saúde, baseados nos Estudos Técnicos e Científicos, para cuidarmos da nossa Saúde e de nossas famílias.

Nós trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, temos plena consciência que nosso trabalho é essencial, principalmente neste momento de pandemia, a qual somos responsáveis para que remédios, exames, material viral para o combate ao Covid-19, cheguem para os milhões de destinatários, mas para isto, devemos estar devidamente protegidos.

Infelizmente essa essencialidade coloca em risco nossa vida e de nossos familiares, pois na nossa atividade, atendemos clientes, manuseamos e transportamos objetos de todas as partes do mundo, onde o vírus se armazena, bem como podemos ser vetores quando visitamos todas as casas, onde temos contato com todo tipo de pessoa, Por exemplo, o Carteiro sabe que muitas vezes, a convite do cliente, obriga-se a adentrar os imóveis para efetuar entregas para pessoas com problemas de saúde que não podem se locomover até o portão e muitas vezes espirram e tossem na presença deles.

Se hoje, por conta do Coronavírus, temos muitos trabalhadores afastados, isso ocorre porque nossos trabalhadores envelheceram e não há reposição de mão de obra, os nossos problemas de saúde, que compõem a lista do grupo de risco, na grande maioria são por conta das péssimas condições de trabalho e medidas erradas tomadas pela Direção dos Correios que teima em reduzir o quadro de empregados com implantação de DDA, Suspensão da Entrega Matutina, Assaltos, PDI’s etc. Esse enxugamento estrangulou e continua sufocando a operação que veio à tona com o Coronavírus.

Para tentar amenizar o problema buscamos várias vezes a Direção dos Correios, mas esta se omitiu ou se recusou ao diálogo, fato tão importante neste momento que nossa categoria tanto precisa da UNIÃO de TODOS.

Esta falta de diálogo e união prejudicam nossos trabalhadores e nossa Empresa, pois as garantias que temos até agora são fruto de uma guerra judicial, onde em todos os processos judiciais a Empresa sempre alega a questão financeira, com pouca preocupação com a saúde e a vida dos seus trabalhadores.

Às vezes chegamos a ficar perplexos com as atitudes da Diretoria da Empresa, quando ataca os direitos dos trabalhadores, como suspensão de adicionais, ameaça os trabalhadores do grupo de risco e coabitação ao mesmo tempo em que, incoerentemente, suspende o abono pecuniário, no momento em que esperavam que seriam protegidos com EPI, como Máscaras, álcool GEL individual, Luvas e apoio psicológico.

Continuamos trabalhando com afinco, não podemos parar, mesmo porque com tantos ataques aos nossos trabalhadores não dá pra parar, Por isso estamos muito preocupados e lutando para conseguir os EPI’s para carteiros, Atendentes, OTT’s e demais empregados.

Com a consciência muito tranquila, nos dirigimos a todos os trabalhadores dos correios, estamos procurando fazer o melhor para protegê-los do CORONAVÍRUS, pois estamos sendo procurados diuturnamente para orientá-los e ajudá-los.

Sem nenhum sensacionalismo, mas com muito pesar, estamos muito tristes com a perda de vidas de nossos colegas e muito preocupados com aqueles que estão e com aqueles que poderão a vir ser contaminados, pois pode ser até mesmo um de nós ou de nossos familiares.

A crise financeira passa e se recupera, pois isto já aconteceu várias vezes na história, mas a vida perdida você jamais recupera.

Rezamos todos os dias para passar tudo isso. Não vemos a hora de poder abraçar nossos netos, filhos irmãos, amigos, trabalhar e voltar tudo como era antes.

INFORMATIVO FINDECT – 007/2020