ECT apela para mediação do TST

Notícia publicada dia 09/09/2015 16:28

Depois de mais de 15 reuniões, muita enganação e apresentação de apenas uma proposta contendo ataques aos salários e aos direitos da categoria, e por isso inaceitável, a empresa abandona a negociação e entra com pedido de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), numa prova de incompetência, má vontade e determinação em esfolar a categoria!

Com tantas reuniões, a ECT poderia ter apresentado propostas com antecedência e dado tempo para os Sindicatos debatê-las com os trabalhadores em assembleias e apresentar contrapropostas. Ai sim teria havido um processo de negociação.

Mas a ECT mostrou de cara que a negociação não seria séria, ao enviar para a mesa prepostos sem autonomia para tomar decisões. O que se viu foi um vai e vem sem fim. As reivindicações da categoria não foram respondidas. A negociação ficou limitada ao debate das cláusulas do Acordo anterior, que a empresa propunha reeditar ou piorar. Todas as questões polêmicas não eram respondidas.

Ao final dessa falta de seriedade e de respeito com os trabalhadores e seus representantes, a ECT veio com a proposta de cobrança de mensalidade para o convênio médico e reajuste salarial abaixo da inflação e não incorporado. E para piorar, acabou com as negociações sem ouvir as contrapartidas dos trabalhadores e entrou já com pedido de mediação no TST, o que é um absurdo.

convite_mediacao_tst_ebct_findect

A Audiência de Conciliação será realizada no dia 11 de setembro. A FINDECT e os Sindicatos filiados foram convidados a participar pelo Vice-Presidente do TST. De antemão, no entanto, dá para saber que nada sairá dessa audiência. A ECT vai querer impor sua proposta inaceitável, e vai tentar encontrar apoio no Tribunal para isso. Ainda assim, lembramos que qualquer proposta que surgir da Audiência será levada ao conhecimento e discussão para Aprovação/Rejeição dos trabalhadores na Assembleia de greve do dia 15 de setembro.

A FINDECT e o SINTECT-SP estiveram este tempo todo abertos ao diálogo, empenhados no processo de negociação. No entanto, isso não significa aceitar propostas mínimas e descabidas, fora da realidade dos milhares de Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas, como quer a ECT.

O Sindicato convoca todos a estarem na assembleia preparados para a paralisação!
SINTECT/SP – GESTÃO COM RESPONSABILIDADE SE ALCANÇA + CONQUISTAS
-2015/2019-