ECT mantém a tática do banho maria na negociação da Campanha Salarial

Notícia publicada dia 28/07/2015 20:02

As negociações da Campanha Salarial 2015 estão em andamento, mas caminham em passo de tartaruga devido à postura da ECT, de manter o debate em banho maria, não apresentar posições, respostas e propostas diretas frente às reivindicações dos trabalhadores e esperar para ver se haverá mobilização. Portanto, a luta começa já!

reuniao campanha salarial 2015

Já foram realizadas várias reuniões neste mês de julho entre a representação da ECT, da FINDECT e da outra federação. Para a FINDECT e seus Sindicatos filiados, a negociação conjunta é importante, desde que sirva para que a luta seja encaminhada unificadamente. Mas a outra federação já criou dificuldade, ao impor um número de representantes muito maior para ela na mesa.
Nas reuniões realizadas a ECT não apresentou um uma avaliação e respostas para a Pauta de Reivindicações da categoria. A FINDECT apresentou a pauta no prazo, dando tempo suficiente para os representantes da empresa a analisarem antes do começo das negociações e trazerem posições concretas à mesa. Mas eles não fizeram isso. Insistem na mesma tática da enrolação dos anos anteriores, que os trabalhadores não aguentam mais. E só vão de fato ao que interessa quando a categoria mostra sua mobilização e marca paralisação. Por isso a disposição de luta e a mobilização precisa estar evidente desde já, em todos os setores.

reuniao campanha salarial 2015_2
Diante do método imposto pela ECT, os representantes da FINDECT exigiram que a ela apontasse seus negociadores titulares nesta Campanha Salarial, com poder de decisão, e os colocasse à mesa imediatamente, para evitar postergações e perda de tempo.
Também exigiram a apresentação dos valores e data de pagamento da PLR 2014 antes de qualquer discussão, por tratar-se de questão já negociada, definida e superada.
A representação dos trabalhadores também apontou diversas cláusulas do Acordo atual que a ECT não está cumprindo, ou cumprindo em parte, e exigiu o ajuste imediato, já durante as tratativas do próximo acordo, sob pena perda da credibilidade daquilo que a empresa assina.
Apontou também a situação caótica de falta de mão de obra na empresa em todo o país, que gera inúmeros problemas para os trabalhadores e a população e precisa ser corrigida imediatamente com concurso público e contratação de funcionários concursados. E nesse caso exigiu ação imediata da empresa, pois a realização do concurso já foi prometida várias vezes, promessa que não foi cumprida.
As negociações continuam. As cláusulas sociais já começaram a ser debatidas. Nos próximos dias os representantes da FINDECT farão de tudo para que as discussões avancem com rapidez para que tudo que interessa seja colocado na mesa com clareza e os trabalhadores preparem e decidam a luta que for necessária.

Clique nos links abaixo e leia as atas completas das reuniões já realizadas da Campanha Salarial 2015/2016:

Ata de reunião campanha salarial 2015 – dia 14 de julho de 2015

Ata de reunião campanha salarial 2015 – dia 16 de julho de 2015