ECT queria retirar direitos – Maior conquista da greve foi manter o convênio médico intocado

Notícia publicada dia 06/10/2012 13:59

A direção da ECT entrou nesta Campanha Salarial disposta a arrancar o couro dos trabalhadores. Começou com aquela proposta ridícula de 3% e, com o aperto dos Sindicatos Unificados e da categoria, acabou mostrando onde realmente queria chegar, como pode ser visto no quadro abaixo:

As coisas só não ocorreram como a empresa queria graças aos trabalhadores. Apesar da postura de parte da direção da fentect, composta pelos membros do pco, que partiu para a calúnia, para as assembleias fantasmas e para o divisionismo, além de mostrar mais uma vez total inabilidade para negociar, 26 Sindicatos de todo o país se uniram aos Sindicatos Unificados em uma grande greve.
Foi esse o principal fator da vitória. Foi a paralisação que deu força às reivindicações da categoria e levou à vitória no TST – Tribunal Superior do Trabalho – campo de batalha em que normalmente a empresa é favorecida. E foi uma vitória enorme, pois foi contra a vontade até do governo.
A ação séria e decidida dos Sindicatos Unificados também foi decisiva. Eles representaram um fato novo nesta Campanha Salarial. A presença constante dos presidentes desses Sindicatos em Brasília foi fundamental. Eles souberam levar as negociações com a empresa até o esgotamento. Enquanto a fentect não entregava sequer a pauta de reivindicações, os Sindicatos Unificados buscavam canais de negociações com a empresa e com Ministros, como do Trabalho e das
Comunicações. Souberam arrancar a planilha de custos da empresa e achar a hora certa para apresentar uma contraproposta coerente. E quando a empresa abandonou a negociação e escolheu o caminho da justiça do trabalho, os Presidentes dos Sindicatos Unificados e seus assessores jurídicos foram rápidos e eficientes no contato com as Ministras do TST envolvidas no processo e com o Ministério Público do Trabalho. O resultado foi uma vitória no julgamento do TST, onde geralmente as categorias não conseguem avanços.

Manter o convênio foi a maior conquista

A empresa entrou nesta Campanha Salarial disposta a alterar o convênio médico da categoria. Com o falso argumento de adequar às regras do ANS (Agência Nacional de Saúde), ela queria terceirizar o convênio. Com isso economizaria muito, pois os ecetistas passariam a pagar um convênio particular. A perda salarial seria enorme. Por isso a manutenção do convênio nos moldes atuais foi a maior conquista desta campanha, embora saibamos que ele precisa melhorar em termos de rede conveniada.
E é preciso ficar atentos e mobilizados, pois a empresa não vai abandonar essa ideia e vai tentar mudar o convênio em toda oportunidade que ela tiver.

A Diretoria do Sindicato chama todos a se prepararem desde já para as próximas lutas, inclusive para melhorar o Convênio Médico.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS