Encontro de Mulheres FINDECT dá inicio à Campanha Salarial 2016/2017

Notícia publicada dia 09/06/2016 13:03

Tamanho da fonte:

Nossas companheiras ecetistas de São Paulo se reuniram no maior encontro de mulheres já realizado entre trabalhadoras dos Correios.

O Encontro das Mulheres FINDECT aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de maio e teve participação de Companheiras de todo o Brasil. Resultado de trabalho sério e compromissado com a categoria, o Encontro foi o momento em que pautas de grande importância, não apenas para as Mulheres Ecetistas, mas para toda a categoria, foram debatidas e construídas para guiar as lutas e frentes da Campanha Salarial 2016/2017.

banner_encontro_de_mulheres_09_06_2016_

Realizado no Rio de Janeiro, participaram do encontro mulheres de diversos estados do país. Telma Milhomem Borges, Diretora da Pasta das Mulheres da FINDECT, avalia o encontro como uma oportunidade de união e construção de uma pauta feminina. “A participação de todas as guerreiras que estiveram presentes neste evento tão importante, às colegas da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bauru, Rondônia, Maranhão, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul deu a grandiosidade do evento. Mulheres que dedicaram parte de seu tempo a se encontraram e debateram quais os rumos que a categoria de mulheres ecetistas deve encaminhar diante dos grandes desafios pelos quais o país passa e, consequentemente nossa empresa também, com a iminência da privatização batendo à nossa porta”

Um debate atual e em respeito aos anseios da categoria:

Dentre os temas debatidos, conhecidos pela categoria ecetista, estão pautas específicas e urgentes das mulheres ecetistas, como as deficiências nos exames periódicos, ampliação do auxilio para dependentes com deficiência, aumento do valor do Auxilio Creche/Babá, que não acompanha o mercado, e sua redução de compartilhamento.

“De forma organizada e uma sensibilidade próprio das mulheres, cada palestra, seja falar da conjuntura da empresa ECT, da defesa do nosso plano de saúde ou a mulher no mercado de trabalho , serviu de embasamento para um propósito ainda maior, o debate e retirada da pauta de reivindicações para uma campanha salarial que promete ser não só difícil , mas um divisor de águas em nossa vida profissional” – Companheira Joseane, da Bahia

Palestras que marcaram a democracia do debate:

celia-reginaCom a participação de grandes nomes na luta pelo reconhecimento e igualdade de gênero, o debate se tornou ainda mais rico. Célia Regina – CTB Mulher – falou da luta e da necessidade de União das Mulheres em prol da manutenção dos Correios Públicos e à serviço da população. Eletricitária aposentada, ex-sindicalista, a Companheira Célia levou reflexões importantes sobre a atual situação política do Brasil e os impactos na vida das Trabalhadoras para o Encontro. “As mulheres têm grande importância na luta contra a privatização e, somente unidas, conquistaremos seguridade, reconhecimento e mais direitos enquanto categoria”.

claudia

Cláudia Vitalino, Presidente Estadual da UNEGRO-RJ, discutiu com as companheiras Ecetistas o papel e a representatividade da Mulher Negra na sociedade. “A senzala ainda continua. Nas ruas. Nas universidades. Nas Unidades de Trabalho. A luta é diária, os estupros, o racismo, as violências diárias que as mulheres negras sofrem são continuidade da escravidão. Nós precisamos de muitos espaços para conseguir igualdade entre Negros e não-negros!”

miriamMiriam Amaral, Assistente Social, apresentou o debate sobre a saúde da Trabalhadora ecetista, com análises baseadas na obra do Dr. Drummond. “Os Trabalhadores Ecetistas são uma das categorias que mais sofre com doenças e abusos de drogas, frutos do Trabalho. A história dos abusos sofridos pelo Trabalhador é histórico, desde antes do capitalismo, e permanece até hoje, matando e violentando os negros e mulheres, principalmente.”

Mulheres Ecetistas em Luta!

advogado“O Encontro foi importante, pois, tive a visão da grande quantidade de funcionárias dentro da Empresa com problemas de assédio moral, preconceitos e problemas do dia-a-dia no trabalho e na família. A Construção da pauta das mulheres buscou acabar com as diferenças e os riscos que as companheiras sofrem. A Findect tem grande importância em apoiar e dar atenção às mulheres ecetista, na busca de se criar novos procedimentos e alternativas para as ações planejadas na resolução de problemas existentes dentro da Empresa. O resultado será social, visando a todos, homens e mulheres.” Afirma Dalva Crepaldi, de Bauru.

O debate também se estendeu a práticas de “Assédio Moral, Assédio Sexual e Violência contra a Mulher”, com desabafos e informes das companheiras cansadas de serem vítimas diárias dos abusos de gestores e colegas de Trabalho. Para esclarecer as medidas judiciais que podem ser adotadas em casos de assédio e violência contra a mulher, o Advogado do SINTECT-TO, Dr.Vinicius, participou tirando dúvidas e respondendo questionamentos das companheiras.

karol“Esperamos que nossas companheiras, presentes no encontro, sejam multiplicadoras, em suas regionais, de todo o conhecimento absorvido durante este encontro, ressaltando a necessidade da participação de todas contra os desmandos e abusos que, infelizmente, ainda acontecem dentro de nossa empresa. Um dos objetivos do encontro foi este, de conscientizar as mulheres da importância de sua participação na luta” afirma Karol Bandeiras, Secretária da Mulher do SINTECT-RJ

Guerreiras em busca da Vitória!

“O encontro foi uma grande investigação para descobrir as causas que levaram ao adoecimento da Empresa. É uma proteção, uma ação motivante que mostra que não estamos desamparadas e que temos muita força. Um despertar de conhecimento, onde alvos são estabelecidos como a pauta, e a interação da categoria.” Afirma a companheira Renata, de Tocantins.

A Companheira Rosimeire, de Rondônia, destaca a importância do evento nesse momento histórico. “Esse encontro veio num momento certo, trazendo reflexões importantes para todas nós que vivemos nesta sociedade machista. Posso dizer que não somos as mesmas depois desse encontro. Só temos a agradecer a todas as pessoas que organizaram e que fizeram acontecer esse encontro”.

mulheres-findect

“A pauta retirada foi de encontro aos anseios e necessidades da categoria. Gostaria de parabenizar as mulheres que participaram ativamente e a Findect pela organização do evento e pela sensibilidade na escolha dos temas, atuais e necessários. Viva as companheiras ecetistas que são combativas e nunca fogem da luta!”, afirma a Companheira Zeila, de Goiás.

 

O Encontro será anual!

 

A plenária do Encontro de Mulheres decidiu que, a partir da necessidade de um Encontro anual, ele deva acontecer em 2017. “Após o final do Evento tivemos a comprovação da grande importância do Encontro Nacional de Mulheres. Continuarei lutando para que a gente cresça cada vez mais, com a realização anual do evento e participação cada vez maior de Companheiras Ecetistas de todo o Brasil”, defende Telma Milhomem.

Veja abaixo fotos do encontro de mulheres da saída de SP ao fim da assembléia das mulheres:

Compartilhe agora com seus amigos