FINDECT AGENDA ENCONTRO DA DIRETORIA PARA PRÓXIMA SEMANA – RUMO À CAMPANHA SALARIAL 2017

Notícia publicada dia 24/08/2017 15:33

Diretoria deve se reunir na próxima quarta-feira (30), em São Paulo, para debater as estratégias e rumos da Campanha Salarial, e definir a data das Assembleias de Trabalhadores.

Na última terça-feira (22), em audiência de mediação sobre a assistência médica dos Trabalhadores Ecetistas, o vice-presidente do TST, Ministro Emmanoel Pereira apresentou proposta de prorrogação do Acordo Coletivo 2016/2017 (Confira a ata). Segundo o Ministro, com o adiamento das negociações da categoria para 31 de dezembro de 2017, haveria maior tempo para discutir não apenas as cláusulas que garantem os benefícios e direitos dos Ecetistas, mas também apresentar uma “proposta viável” para o plano de saúde dos Ecetistas.

A proposta do Ministro foi uma grande surpresa para os trabalhadores dos Correios em todo o país. A FINDECT entende que, por se tratar de uma questão que envolve o futuro da categoria, e sabendo que a união é a única forma de barrar as ameaças de retiradas de direitos e benefícios, decidiu levar a discussão para as assembleias de Trabalhadores. Somente os Ecetistas têm o poder de decidir sobre a Campanha Salarial da categoria.

Entenda a proposta:

Na audiência de mediação, participaram representantes da FINDECT, Correios, TST e outra Federação. A proposta, apresentada aos Trabalhadores e Empresa, além de não respeitar a data-base da categoria, adiando o fechamento do Acordo Coletivo de 1º de agosto para o final do ano, ainda impede a categoria de deflagrar greve. Este é o ponto que tem gerado maior preocupação dos Trabalhadores. A Empresa, por outro lado, sequer apresentou contraproposta para a pauta de reivindicações protocolada ainda no mês de junho.

Tal postura exige a mobilização de toda a categoria e sua unidade nacional para mostrar que os Trabalhadores não estão para brincadeira, e que não aceitaremos nenhum direito a menos.
As Assembleias e demais atividades convocadas pela FINDECT e Sindicatos filiados precisam estar lotadas para provar a disposição da categoria para lutar e usar o instrumento de luta do qual os trabalhadores não podem abrir mão: a greve.
Política de Temer nos Correios
Diante de todos os ataques promovidos pelo governo golpista de Temer, com suas reformas trabalhista, previdenciária, privatizantes, etc, a Campanha Salarial deste ano não é mais que difícil, é diferenciada. A direção dos Correios está aí, indicada por Temer, para tentar impor aos trabalhadores dos Correios a mesma política de terra arrasada que o governo federal está aplicando sobre todos os trabalhadores brasileiros.

ECT tem que negociar já!

A FINDECT defende que as negociações devem ocorrer entre a direção da Empresa e os trabalhadores, que precisam estar mobilizados e unidos nacionalmente para defender seus direitos.
A categoria não deve confiar que o TST vá resolver as negociações a favor dos trabalhadores. Mas também não pode mostrar intransigência, e já ir recusando a primeira proposta do Ministro do TST sem deixar claro para o mesmo que, como representantes dos trabalhadores, a FINDECT, e os Sindicatos filiados devem consultar a categoria em assembleia. Agir precipitadamente poderia empurrar o tribunal para onde a empresa quer.

Momento é de união:

Na próxima quarta-feira (30), a diretoria da FINDECT estará reunida, em São Paulo, para discutir a Campanha Salarial, e as negociações de Coletivas de 2017. Será nesse encontro que será tirada a data das assembleias das bases dos Sindicatos filiados à FINDECT. Neste momento tão temeroso para os Trabalhadores, em que somente a partir da união tem-se a força para vencer o inimigo, sustentar mentiras para separar a categoria é jogo sujo. Quem ganha com isso? A resposta é apenas uma: O Patrão!

Por isso, os Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas não podem se deixar abalar por políticas sujas e que prejudicam categoria. A resposta, mais uma vez, está na união e compromisso de todos com o futuro dos Correios, e com a manutenção dos direitos e benefícios historicamente conquistados.

Fonte: FINDECT