Ford fecha unidade em São Bernardo e acaba com mais de 10 mil empregos

Notícia publicada dia 20/02/2019 10:07

“A Ford há de pagar pela decisão que está tomando. Não acha que vai desistir do Brasil e dos seus trabalhadores dessa forma e continuar vendendo tranquilamente no nosso mercado”. Essa afirmação é do residente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana.

A notícia do fim da fabricação de caminhões e do Fiesta foi recebida com indignação e revolta pelo Sindicato e pelos trabalhadores, que entraram imediatamente em greve. 3.200 funcionários e suas famílias serão afetados, mas considerando toda a cadeia produtiva do setor, as demissões devem passar de 10 mil.

E não é só isso. A empresa não cumpriu acordo coletivo de 2017 e não negociou a retomada dos investimentos nele definido. Também não avisou do fechamento. A notícia foi dada pela imprensa.

A ordem veio da matriz da Ford, nos Estados Unidos. Cadê a parceria com os americanos tão falada no atual governo? É isso? Lucro para eles e miséria para os brasileiros?

Os empresários fazem o que querem em nosso país, principalmente as multinacionais. E são apoiados pelo governo com privatização de estatais, apoio financeiro, incentivos fiscais, falta de fiscalização, perdão de dívidas bilionárias com o INSS e impostos. E querem sempre mais lucro, por isso exigiram a reforma trabalhista e da previdência e querem a desregulamentação total do mercado de trabalho, prometida pelo ministro Paulo Guedes.

A Diretoria do SINTECT-SP declara solidariedade aos trabalhadores e suas famílias e à direção do Sindicato dos Metalúrgicos! Essa luta é de todos nós!!!