No primeiro mês do governo Lula, GERAE não resolve os problemas e anuncia fechamento de unidades; Sindicato denuncia irregularidades

Notícia publicada dia 19/01/2023 12:41

A gestão bolsonarista remanescente continua a política de desmonte do governo derrotado nas urnas e da direção que ele colocou na ECT, em flagrante desrespeito aos trabalhadores, à população e ao novo governo que anunciou o fim da privatização, melhorias nos Correios e negociação permanente com os funcionários e seus Sindicatos!

A gestão operacional da Zona Sul não desiste de destruir os Correios e prejudicar a categoria e a população. Promove inúmeras irregularidades no sentido do sucateamento das unidades e da sobrecarga e abandono dos trabalhadores. Dificulta o diálogo e não responde aos ofícios, questionamentos e exigências do Sindicato. E no final anuncia fechamento de setores estratégicos e essenciais para a melhoria na prestação de serviços postais à população.

Mudou o governo, mas o roteiro já conhecido, repetido várias vezes. As vítimas mais recentes são os CDDs Acuri, Granja Julieta e Vila Olímpia. A direção dos Correios anunciou o fechamento dessas unidades, que serão absorvidas e gerarão impactos negativos em outras, entre elas Interlagos, Vila Joaniza, Aeroporto e Santo Amaro. E disse que não fechou a lista.

As irregularidades denunciadas pelo Sindicato nessas unidades são inúmeras. Entre elas está principalmente a falta de espaço destinado à carga e descarga de materiais e o acesso ao veículo de carga. Além de não resolver o problema, a GERAE tem a cara de pau de alegar justamente esse problema para fechar a unidade. E que outro motivo é um processo que tramita no MPT e na vigilância sanitária.

Além disso as unidades que irão absorvê-las têm instalações elétricas precárias, dedetização, limpeza de caixas d’água e desratização insuficientes, equipamentos insuficientes e em situação irregular de manutenção e operação, locais de trabalho inapropriados e insalubres, entre outros absurdos.

O governo deles acabou!

É um impropério sem tamanho que, no primeiro mês do novo governo, gestores oriundos do governo bolsonarista continuem querendo fechar unidades.

O SINTECT-SP e a FINDECT questionam a legalidade da atual gestão na prática dessas medidas. O novo governo, eleito pelos trabalhadores, já disse que a empresa não será privatizada e que irá contratar trabalhadores e fortalecer os Correios. Ou seja, o fechamento de setores não estará na política da nova gestão.

O Sindicato já cobrou da direção nacional dos Correios, do governo Lula e do ministério das comunicações que a empresa suspenda toda iniciativa de fechamento de unidades em São Paulo e discuta as ações futuras com os trabalhadores e seus representantes sindicais.

É inadmissível que o Governo Lula deixem gestores bolsonaristas permanecerem em suas funções e continuem empregando os métodos do governo anterior que tem como objetivo destruir os Correios.