Incêndio na UD Juquitiba foi desastre anunciado, como Brumadinho

Notícia publicada dia 01/02/2019 15:31

O Sindicato denuncia a situação caótica da UD Juquitiba há vários anos, e a empresa nada fez. O prédio em que está a unidade é pequeno demais. O pessoal fica sufocado e os objetos perigosamente acumulados. O incêndio estava anunciado e a GERAE ficou de braços cruzados esperando o pior. Por quê?

Carteiros e população correndo na rua com baldes de água, vizinhos usando suas mangueiras e extintores de estabelecimentos próximos. Foi isso que se viu em Juquitiba, cidade na região sul de São Paulo, na noite de 31 de janeiro.

O setor pegou fogo depois que já estava fechado. Vizinhos perceberam e chamaram os carteiros. Todos juntos se esforçaram para conter o incêndio, numa cena típica de cidade do interior 50 anos atrás.

Quando os bombeiros chegaram com 2 caminhões, uma hora depois, a destruição já estava feita. Não havia mais fogo graças à união solidária de funcionários e da população para salvar esse patrimônio brasileiro chamado Correios.

Abandono total até na hora do desastre

O Diretor do SINTECT-SP Guiné, que atua na região, esteve lá com os trabalhadores e constatou que o gerente da UD está de férias e não havia substituto, e que a GERAE demorou a se movimentar e apoiar.

Os trabalhadores tiveram que apagar o fogo sozinhos e o respaldo e apoio consistente que precisaram veio do Sindicato. O Técnico de Segurança do Trabalho do SINTECT-SP fará um relatório técnico para respaldar a denúncia de abandono e negligência a ser encaminhada ao Ministério Público.

A empresa sabia, como a Vale…

O Sindicato e o seu Técnico de Segurança do Trabalho já tinham feito laudo e já tinham denunciado aos Correios que todas as unidades da região corriam esse risco.

A negligência da empresa é tão grande na região que em Juquitiba corre um processo judicial movido pelo Sindicato para proteger os trabalhadores. A justiça já obrigou a ECT a alugar um novo prédio na cidade e mudar.

Mas infelizmente os trabalhadores ainda estão no prédio antigo, pois a empresa não cumpriu o prazo estabelecido, e os ecetistas e a população pobre de mais uma cidade na região sofrem mais esse golpe devido ao abandono da empresa.
Exigimos mudança para novo prédio, condições adequadas de trabalho imediatamente e mudança total na postura da GERAE responsável pela região, pelo fim do abandono!!!

O CDD Itapecerica, primeiro a pegar fogo, foi a Mariana dos Correios. Embu das Artes e Juquitiba foram a Brumadinho. Em todos os casos havia laudo e denúncia e ninguém fez nada. Até quando vão continuar estourando as barragens dos Correios e pegando fogo nos setores por negligência, abandono, descaso e fome por lucro?