Mais uma morte no Jaguaré mostra a gravidade da situação nos Correios

Notícia publicada dia 19/05/2020 09:40

O falecimento de mais um trabalhador por Covid-19 no CTC Jaguaré, além do anterior no Setor Internacional, deixam claro que a situação nesse prédio com mais de 3 mil ecetistas vai ficar fora de controle se a direção da ECT mantiver a atual postura negligente!

Sem as medidas de segurança adequadas, o número de infectados e de mortos vai explodir nos Correios. E a atuação da direção da empresa leva a isso. Ela atrasou a distribuição de EPIs, que continuam em quantidade insuficiente, e não toma as medidas necessárias de isolamento para evitar a contaminação em setores com casos confirmados.

Desde o começo da pandemia a postura persiste. A direção dos Correios resiste e demora demais para implantar as medidas de segurança necessárias. Com isso, o número de infectados cresce e vai chagar ao ponto de calamidade!

A negligência da direção da empresa é total, e frente às cobranças da direção do Sindicato, ela se limita a dizer que está seguindo as orientações governamentais e das autoridades de saúde.

Não está. Num local grande e com milhares de trabalhadores como o Jaguaré, ela tinha que fazer muito mais do que fez.

Tinha de ter testagem e equipes médicas controlando a temperatura e as condições de saúde dos trabalhadores diariamente. Os EPIs tinham de contar com aventais, máscaras de tecido e de acrílico e luvas, além do álcool gel, sabonete líquido e toalhas. Em caso de contágio, tinha de fechar e isolar os setores, com dispensa de todos os trabalhadores para o devido isolamento por 14 dias, higienizar e desinfectar corretamente os ambientes

Mas ela não faz isso e ainda não fornece dados sobre a real situação dos trabalhadores na empresa. Semeia a proliferação do vírus, o caos, o adoecimento e a morte.

Se a direção da ECT mantiver a postura de descaso, as dependências da empresa vão acumular infectados e contabilizar mortes. Não é possível tolerar isso! O Sindicato e a categoria exigem medidas corretas e abrangentes já em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores e seus familiares!