Informe da 5° reunião de negociação unificada

Notícia publicada dia 04/08/2023 20:09

FINDECT fortalece direitos das mulheres: Conquistas sociais na negociação com os Correios

A quinta negociação unificada realizada ontem (03/08) entre a FINDECT e a direção da empresa foi marcada por um firme posicionamento dos representantes FINDECT em relação aos direitos e proteção das mulheres ecetistas. Telma Milhomem, diretora das mulheres da FINDECT e presidente do SINTECT-TO, destacou a importância de medidas de combate à violência contra a mulher e da flexibilização das cláusulas para garantir condições adequadas às trabalhadoras em diferentes situações. Os temas centrais da negociação envolveram proteção à gestação e amamentação, cuidados com filhos prematuros ou com necessidades especiais, bem como a busca por equidade de gênero e o enfrentamento ao sexismo no ambiente de trabalho.

A reunião no formato híbrido contou com a presença e representação da FINDECT, através de Michele Souza (SINTECT-SP), Telma Pereira de Oliveira (SINTECT-RJ), Amanda Martins (SINTECT-MA) e da diretora das mulheres da FINDECT e presidente do SINTECT-TO, Telma Milhomem. Também estava presente o representante Franklin Laurindo (PE), e virtualmente os diretores Laerte Paes, Wilson Araújo e o presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara.

A FINDECT iniciou a reunião, através da diretora Telma Milhomem, cobrando ações de combate à violência contra a mulher e propondo a flexibilização das cláusulas para que atendessem às necessidades específicas das trabalhadoras. Na negociação foi constituído um grupo de trabalho dedicado a debater a equidade de gênero e o sexismo no ambiente de trabalho.

Ao final da negociação, a FINDECT conquistou o retorno de 6 cláusulas, inclusão de uma nova cláusula e manutenção de outra em relação à mulher ecetista. Entre elas estão:

1. Retorno da cláusula do adicional atividade, distribuição e coleta AADC, e pagamento do AADC 30%, a partir do 5º mês de gestação ou antes, para aquelas deslocadas para serviços internos.

2. Retorno da cláusula de enfrentamento à violência contra a mulher.

3. Retorno da cláusula da licença maternidade.

4. Prorrogação da licença maternidade com destaque para manutenção da remuneração integral durante o período de prorrogação.

5. Nova cláusula de afastamento especial em caso de bebê prematuro.

6. Retorno da cláusula período de amamentação.

7. Retorno da cláusula com adequações da promoção da equidade de gênero e enfrentamento ao sexismo.

8. Manutenção da cláusula da saúde da mulher.

“A participação da FINDECT nas negociações com os Correios foi fundamental para as conquistas em favor das mulheres ecetistas e de toda a categoria. Nós, representantes sindicais, atuamos com dedicação e comprometimento para assegurar cláusulas sociais que promovem a proteção e o respeito às trabalhadoras. A busca pela equidade de gênero, enfrentando o sexismo e garantindo melhores condições de trabalho para as mulheres, tem sido nossa prioridade. Seguiremos empenhados em defender os direitos de todas as trabalhadoras dos Correios, buscando um ambiente mais justo e seguro para todos. A união da categoria é nossa maior força para avançarmos nessa luta”, ressalta a diretora das mulheres da FINDECT e presidente do SINTECT-TO, Telma Milhomem.

A avaliação da negociação realizada ontem e durante toda a semana foi positiva, e a FINDECT agora se prepara para a próxima etapa, que acontecerá de 8 a 10 de agosto. A negociação será extremamente importante para debater questões sindicais, condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, priorizando temas essenciais para a categoria. A luta da FINDECT e dos sindicatos em prol dessas questões fundamentais permanece firme e determinada. A voz das trabalhadoras está sendo ouvida, e a busca por condições dignas e justas para todas é o objetivo que move essa importante negociação. Juntos, rumo a uma categoria fortalecida e bem representada!