Novembro Azul: Mês de combate ao câncer de próstata

Notícia publicada dia 03/11/2021 15:09

Tamanho da fonte:

Se outubro é um mês dedicado às mulheres com o “Outubro Rosa”, novembro é dedicado aos homens, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, um tipo de câncer que está entre os mais comuns quando se trata da saúde do homem, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve os tumores do tipo malignos.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas e por isso a importância da campanha Novembro Azul para incentivar o rastreamento por meio de consulta com o urologista.
Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula.
O diabetes é outra doença que exige atenção. Responsável pela marca de 43 amputações de membros inferiores por dia, decorrentes de complicações, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) alerta que o principal motivo que leva a essas amputações é a falta de cuidados com a enfermidade.
Em 85% dos casos, o problema aparece como uma ulceração nos pés, ou seja, uma lesão nos tecidos, que pode ser tratada. O diabetes causa perda da sensibilidade, e os ferimentos podem evoluir para o chamado pé diabético, chegando aos casos graves de gangrena que necessitam de amputação.
Os principais sintomas de diabetes são fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. No diabetes tipo 1, pode ocorrer também perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor, náusea e vômito. No tipo 2, são sintomas também formigamento nos pés e mãos, infecções na bexiga, rins, pele e infecções de pele, feridas que demoram para cicatrizar e visão embaçada.
A prevenção é feita com a prática de hábitos saudáveis, como comer diariamente verduras, legumes e frutas; reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras; parar de fumar; praticar exercícios físicos regularmente; e manter o peso controlado.

CONFIRA AS PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E A SUA PREVENÇÃO:

Quando se deve fazer o exame preventivo?
Inicialmente, recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso aumenta as chances de risco.

O exame de toque retal é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata?
Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, não é o único. É possível iniciar através da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”, que em português significa “Antígeno Prostático Específico”, fazer uma Ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.
Cada exame complementa o outro, pois cada um tem seu valor e precisão, e em conjunto oferecem uma chance maior de diagnosticar a doença precocemente.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Os principais sintomas para detectar esta doença são:
– Desconforto Urinário.
– Aumento da frequência urinária durante a noite.
– Jato urinário mais fraco que o comum.
– Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.
Fatores de risco
• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Qual o tratamento para o câncer de próstata?
De acordo o Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde do Brasil, o tratamento para o câncer de próstata é relativo a cada tipo.
Para doença localizada, são oferecidas as opções de cirurgia, radioterapia e em determinadas situações a observação vigilante.
Para doença localmente avançada, recomenda-se a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal.
Para doença metastática, ou seja, quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento mais recomendado é a terapia hormonal.

Por isso, não deixe de buscar a prevenção. Faça o exame, é rápido, simples e pode salvar sua vida! Não deixe para depois!

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe agora com seus amigos