Novos setores paralisaram e protestaram nas últimas semanas

Notícia publicada dia 26/03/2013 13:27

Sindicato negocia soluções diretamente com a ECT e em Mesas Redondas, com intermediação da Justiça do Trabalho, e  não descarta novas paralisações e até um protesto geral

Votação no CDD Poá

As inúmeras paralisações que têm ocorrido desde o final de 2012, noticiadas na última edição do Ecetista, têm motivação na falta de funcionários, na sobrecarga de trabalho, falta de segurança e em problemas localizados como falta de limpeza e instalações precárias.

Como resultado dessas paralisações, a fiscalização do Ministério do Trabalho está agindo, o que já gerou multa para a ECT por  irregularidades encontradas  no  Complexo  COFESA-Vila Maria, TECA Rodoanel e CDD Taipas.  Outro resultado é a realização de negociações diretas entre o Sindicato e a empresa, e através de mesas Redondas nas Gerências Regionais do Trabalho. Na Zona Leste, por exemplo, foi realizada Mesa Redonda para discutir problemas na faxina e falta de higiene nas unidades, que terminou com o compromisso da ECT de solucionar o problema.

Novas paralisações

Enquanto isso, os setores que já paralisaram continuam mobilizados para novos enfrentamentos, e outros entram na batalha, como o CDD Franco da Rocha, que parou no dia 01 de março e o CDD Francisco Morato, paralisado no dia 15 de março.

Paralisação no CDD Francisco Morato

Essa luta vai continuar enquanto os graves problemas que afligem a categoria persistirem. O Sindicato estará em todas as unidades, na luta com a categoria, e estuda formas gerais de protesto, para pressionar com mais força a empresa a resolver problemas gerais, como o excesso de trabalho, falta de segurança e de funcionários. Todos na luta!

Paralisação no CDD Franco da Rocha

Problemas são nacionais e regionais

Diretorias Regionais SPM e SPI colaboram grandemente para precarizar condições de trabalho e afundar a empresa

Os problemas que estão levando a categoria a realizar paralisações e protestos são, em grande parte, relacionados a ações da Direção Nacional dos Correios. Como a falta de funcionários, por exemplo. Mas há problemas que são ligados diretamente a ações das DR’s SPM e SPI, que por incompetência ou falta de vontade deixam problemas básicos ganharem dimensões amargas, como a falta de faxina na Zona Leste, a locação de unidades em prédios e locais inadequados, instalações precárias, falta d’água e até de papel higiênico, etc.

Enquanto os Diretores Regionais e sua cúpula têm água gelada e ar  condicionado, os setores estão uma imundície, com ratos e baratas passeando. Tal situação pode vir a configurar até improbidade administrativa.

Tudo indica que há uma ação arquitetada pera precarizar os Correios e desacreditá-lo junto à população. A pergunta que fica, e merece investigação é: para que querem desacreditar a empresa?

Mentiras on-line

Em seu blog na internet, a ECT apresentou respostas no mínimo duvidosas para o número altíssimo de reclamações que tem recebido, principalmente por atraso na entrega de encomendas, e destacadas em matéria do jornal O Globo de 07/02. As estatísticas mostradas no blog mostram uma empresa em perfeita ordem, com todas as metas batidas e sem nenhum problema de atraso nas entregas e acúmulo de objetos nas unidades. E ainda se desculpam dizendo que quando há atraso, a culpa é do endereçamento incompleto ou errado e das embalagens inadequadas. É demais. Dá desculpas esfarrapadas e ainda joga a culpa nas costas da população, a maior prejudicada.

O Sindicato continuará na luta com a categoria para resolver todos os problemas e defender os Correios como empresa pública e de qualidade, e exige que as direções das DR’s SPM e SPI não sejam negligentes com os trabalhadores, saindo de suas torres de cristal na busca de soluções.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS