O trabalho nos Correios precisa ser interrompido!

Notícia publicada dia 21/03/2020 13:20

Não há condições sanitárias e de saúde para o pessoal trabalhar nos setores e não é possível trabalhar nas ruas quando o mundo todo comprova que o isolamento social é a melhor forma de evitar o contágio e a disseminação do coronavírus!

É absurda e irresponsável a orientação da direção da ECT para a continuidade do trabalho nos Correios. As medidas anunciadas são insuficientes, pois praticamente todos os setores de trabalho têm aglomeração de pessoal ou os espaços pequenos ou grande quantidade de trabalhadores.

Locais sem condições de trabalho

O Sindicato denuncia insistentemente a situação de abandono e a deterioração das condições de trabalho, mas a empresa sequer ouve, numa clara indicação de que o sucateamento é proposital, para convencer a população e justificar a privatização.

No momento, a empresa não garantiu profissionais da área da saúde recepcionando, monitorando e acompanhando os casos suspeitos e confirmados, bem como os ambientes que possam vir a ser afetados.

Também não disponibilizou universalmente os itens de higiene obrigatórios como água e sabonete líquido, papel toalha e álcool gel 70% individualmente.

Sem contar que a limpeza dos ambientes, equipamentos, materiais, mobiliário e banheiros não foi intensificada e sequer está garantido em muitos locais.

Há inúmeros setores sem ventilação adequada e com o sistema de ar condicionado sem manutenção, em prédios mal cuidados, sem locais decentes para refeição e com sanitários e vestiários deteriorados.

Também não há condições para o trabalho externo

O isolamento e a proteção são exigências. Mas nem os artigos de segurança como máscaras foram distribuídas para todos.

Como os carteiros, motociclistas e motoristas vão entrar em áreas onde há infectados? Como vão se proteger nas ruas? Como vão ter certeza de que os objetos e correspondências que entregam não estão infectados, uma vez que o vírus sobrevive por semanas em superfícies? Enfim, como vão garantir que não serão infectados e não infectarão os usuários? Como garantirão a segurança e a saúde de seus familiares?

Sem contar as roupas que têm de ser lavadas todos os dias e ninguém tem uniformes suficientes para trocar diariamente.

A própria população têm questionado os trabalhadores nas ruas, inclusive com medo de atendê-los por conta da contaminação!!!

Interromper o trabalho já!

Por tudo isso o Sindicato exige que a direção dos Correios interrompa imediatamente o trabalho na empresa, em defesa da saúde e da vida dos ecetistas e para cumprir com a responsabilidade na prevenção e disseminação do coronavírus.

Para reforçar a exigência vai entrar com denúncia no Ministério Público e ajuizar ação para que o trabalho seja interrompido imediatamente e todas as unidades sejam fechadas!

Essa pandemia é comunitária e o combate também! Ninguém pode ficar de fora! A direção dos Correios tem de se responsabilizar pela saúde e pela vida do trabalhador e cumprir sua parte no combate comum à disseminação da doença provocada pelo novo coronavírus.

Valorizando o direito à vida dos trabalhadores, de suas famílias e da população, o SINTECT-SP orienta a todos que a partir de segunda-feira, 23/03, não mais manipularem cartas, encomendas e não saírem para as ruas.

Essa medida é fundamentada na defesa da saúde e da vida, e devido à falta de medidas prevenção anunciadas por esta empresa e não estarem sendo cumpridas a risca.