Abandonado pela ECT, CDD Itapevi mostra sua força

Notícia publicada dia 15/02/2013 10:31

No dia 13/12, logo às 7h já estavam presentes na porta do CDD Itapevi os diretores do Sintect/SP Antonio Abel, Índio e Raimundinho, prontos para direcionar a paralisação, que contou com a esmagadora maioria dos trabalhadores no CDD e que foi devidamente comunicada à ECT, como pode ser visto no ofício abaixo:

Os trabalhadores do CDD informaram que vêm recebendo sérias críticas dos moradores de Itapevi, como se os carteiros fossem os culpados pela demora na entrega em algumas regiões. Tal fato tem ocorrido na verdade devido à sobrecarga de trabalho, que beira o absurdo.

Diariamente os funcionários lidam com a falta de efetivo. A quantidade de correspondências da unidade aumentou, mas não houve o aumento de funcionários proporcional. Há uma necessidade de 15 trabalhadores para suprir as reais necessidades do CDD Itapevi. Reflexo disso: os trabalhadores estão sendo submetidos a uma extensa jornada de trabalho, variando de 10 a 12 horas diárias, muitas vezes até sacrificando a hora de almoço.

Muitos trabalhadores tem a vontade de cursar o ensino superior, mas não conseguem ver condições suficientes para se conciliar o estudo com o trabalho na unidade. Além disso, reclamaram também dos graves problemas de saúde (coluna, joelho, articulações, etc) acarretados por conta desta sobrecarga de trabalho. Existem apenas dois banheiros no CDD: o masculino tem que comportar mais de 50 trabalhadores; o feminino mais de 12 trabalhadoras. Além disso, o espaço físico não é suficiente, simplesmente não comporta o volume de correspondências do setor.

Efetivamente, em caráter de urgência seria necessária a remoção da AC do prédio onde fica o CDD Itapevi, e a realização de algumas contratações, para pelo menos tentar aliviar a situação dos trabalhadores. Existem alguns MOT’s (Mão de Obra Terceirizada) no CDD, mas os funcionários reclamam que, apesar da grande ajuda que os MOT’s proporcionam, devido à falta de treinamento adequado, não são capazes de desenvolver o trabalho extremamente difícil que os funcionários efetivos desempenham hoje em dia, foi mencionado que haveria um novo concurso publico em abril, mas sabemos que existem os “reservas”, que nesse caso já ajudariam bastante se fossem locados para esse setor.

Ao tentar entrar em contato com a ECT, os representantes da empresa se nagaram a comparecer no CDD para ouvir as reivindicações de seus trabalhadores, sempre se escondendo atrás do fato de terem se antecipado à paralisação, visitando o CDD no dia anterior . Mas depois de muita insistência dos diretores do Sintect/SP e da conduta exemplar dos trabalhadores, que estavam dispostos a parar pelo tempo que fosse necessário as atividades, e entendendo que a paralisação era o único meio de forçar a ECT a ouví-los, os representantes da empresa cederam à pressão e compareceram ao CDD Itapevi, que desta vez contava com seus trabalhadores de braços cruzados, e seus representantes legítimos, o Delegado Sindical Gilmar e três diretores do sindicato, podendo assim evitar qualquer tipo de “armadilha” da ECT.

Depois de uma longa reunião com os representantes da empresa, as considerações foram as seguintes:

-Contratação de pelo menos sete novos empregados até o dia 02/01/2013;

-A ECT informou que já começou a reforma do prédio para onde será relocada a AC, localizado na Av. Presidente Vargas. Uma vez terminada a reforma, a AC seria levada a este prédio e começaria a obra no prédio onde está agora o CDD Itapevi e a AC ao mesmo tempo, ficando todo o espaço somente para o CDD, sendo que toda nova informação sobre a questão seria passada ao Delegado Sindical Gilmar para que ele possa assim repassar estas informações para o acompanhamento dos trabalhadores do CDD Itapevi;
-Nenhum funcionário do CDD Itapevi sofreria nenhum tipo de retaliação caso suas tarefas sejam desempenhadas devidamente ate sábado, dia 15/12, fato acordado com os trabalhadores, mas os representantes da ECT mostraram sua intransigência ao dizer que, pelo fato de que os funcionários trabalharam somente meio período, seria aplicada a CLT, fazendo com que os trabalhadores perdessem o domingo, mas devido aos esforços dos diretores do Sintect/SP também não seria aplicado nenhum tipo de punição aos trabalhadores, que seria muito pior do que a perda do domingo.

Imprensa local também se sensibilizou com os problemas do CDD Itapevi, como pode ser visto na edição 922 do Jornal Itapevi Agora, que vc acompanha abaixo:

Como passou o prazo para a solução dos problemas dado pelos representantes da Empresa, e a ECT manteve sua postura de desrespeito, mantendo a situação insustentável do CDD Itapevi, os diretores do Sintect/SP Raimundinho e Índio protocolaram um pedido oficial de uma Mesa Redonda com Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco, como pode ser visto abaixo. A Gerência Regional do Trabalho e Emprego  é o novo nome dado à Delegacia Regional do Trabalho, e caso a ECT não compareça à Mesa Redonda apresentando soluções concretas para os graves problemas do CDD Itapevi, o SINTECT/SP também já pediu que os fiscais da Gerência Regional do Trabalho e Emprego  compareçam à esse setor,  sendo que caso sejam confirmadas as denúncias feitas a ECT poderá ser multada e  inclusive o CDD Itapevi poderá ser interditado.

Esperamos para o mais breve possível a realização desta Mesa Redonda, e manteremos a categoria informada sobre o andamento dessa luta.

Veja abaixo o álbum de fotos completo da paralisação do CDD Itapevi:

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS