Petrobrás acaba com preços internacionais e cumpre promessa de campanha de Lula

Notícia publicada dia 24/05/2023 13:02

Tamanho da fonte:

Um dia após o anúncio do fim da paridade internacional de preços do petróleo e dos combustíveis, gasolina e diesel tiveram queda de preços e ações da Petrobrás subiram, contrariando o mercado, que apostava no contrário.

No dia 16 de abril a promessa de Lula, de mudar a política de preços da Petrobrás do governo anterior e criar uma realidade nacional, com redução de preços ao consumidor, começou a ser cumprida.

Nesse dia a direção da Petrobrás anunciou a nova política de preços de combustíveis, que propõe substituir a Política de Paridade de Importação (PPI) adotada desde o Governo Temer, em 2016.

A nova estratégia encabeçada por Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, segue a linha política que vem sendo mencionada pelo Presidente Lula de “abrasileirar” os preços, e tem o objetivo de levar em conta outros fatores além da cotação internacional do petróleo e do dólar para definir os valores do combustível nas refinarias, medida que poderá impactar tanto o preço final ao consumidor, como as condições de competitividade de outros agentes (importadores, refinarias, distribuidores, produtores, etc.).

A redução imediata no preço da gasolina, no dia seguinte ao anúncio, mostra que o governo, além de cumprir uma das promessas feitas na campanha e atender uma demanda da população e uma necessidade econômica do país, acertou na medida. Que venham outras!

Compartilhe agora com seus amigos