Poá também realiza Audiência Pública em defesa da saúde do ecetista

Notícia publicada dia 08/02/2014 21:56

Audiência Pública em Poá defende a saúde do Ecetista e a aprovação da Leis que garantam:

• Aposentadoria Especial para Carteiros e OTTs;
  • Percorrida máxima para carteiros e entregas pela manhã;
  • Segurança nas Agências.

Na quinta-feira, dia 6 de fevereiro, ocorreu na Câmara Municipal de Poá, Zona Leste da Grande São Paulo, mais uma Audiência Pública, na qual compareceram mais de 100 trabalhadores dos Correios das cidades de Poá, Suzano, Ferraz e Itaquaquecetuba. O objetivo desta Audiência Pública foi dar divulgação e debater as formas de luta para transformar em Lei os projetos que tramitam na Câmara dos Deputados em Brasília e na Assembleia Legislativa de São Paulo, que caso aprovados garantem:

(Observação: Clique nos links acima e vá diretamente para a página de acompanhamento dos trâmites relacionados)

A mesa que conduziu os trabalhos foi composta pelos companheiros: Diviza, presidente de nosso Sindicato; Dr. Drumond, médico do trabalho do Sindicato, que elaborou os estudos e pesquisas que deram base para a apresentação dos projetos de lei; Alcides Amazonas, Deputado Estadual que apresentou o projeto sobre o limite de percorrida e entrega matutina, além do projeto referente à segurança nas agências de Correios; Marcos Emílio, assessor do Deputado Federal Protógenes Queiroz, que apresentou os projetos para a aposentadoria especial para carteiros e OTTs, o qual não pôde comparecer por problemas de saúde; companheiro Jacaré, carteiro motorizado e delegado sindical de Poá; Diogo Nascimento, assessor do Deputado Amazonas; e Jonny Mendes.

Após os esclarecimentos feitos pelos participantes da mesa sobre o andamento destes projetos de lei, os demais trabalhadores presentes tiveram a oportunidade de realizar várias perguntas, opinar e sugerir várias propostas para o encaminhamento desta luta.

Dentre eles surgiram: o questionamento sobre a viabilidade da entrega matutina; a necessidade de melhorar a qualidade do protetor solar, o que segundo o Dr. Drumond é a segunda maior queixa dos trabalhadores; a necessidade da unidade de todos para que esta luta seja vitoriosa, evitando que a politicagem ou os interesses de grupos atrapalhem os interesses da maioria, sobre o que foi esclarecido que o nosso Sindicato junto da nossa federação, a FINDECT, farão todos os esforços para construir a unidade nacional nesta luta.

Também foram destacadas pelos presentes questões que atingem a mulher ecetista, inclusive a possibilidade de uma aposentadoria especial para as carteiras com menor tempo que para os carteiros, sendo ainda lembrado que as mulheres são o maior alvo de assédio dentro da ECT, tanto moral quanto sexual. Foi levantada também a vitória que foi garantir a manutenção do Adicional de 30% para as carteiras grávidas quando o médico determina que as mesmas passem para o trabalho interno, antes de saírem na licença gestante. Ainda sobre a questão das carteiras gestantes, o Dr. Drumond informou que já existe o registro de aborto espontâneo de uma carteira possivelmente devido ao excesso de serviço.

A Audiência Pública se encerrou em grande clima de unidade, com todos demonstrando grande disposição de assumir a luta, seja através de abaixo-assinados, manifestações, idas à Brasília e à Assembleia Legislativa para convencer os Deputados a aprovarem estas Leis.

Parabenizamos todos os presentes, que após saírem de seu dia exaustivo de trabalho participaram desta Audiência, que o Sindicato estará realizando nas demais regiões em breve, pois esta é uma luta que depende da consciência de toda a categoria. Além disso, agradecemos o vereador de Poá, Marquinhos Mecânico, a Secretária de Esportes desta cidade, Terezinha, além do Secretário de Segurança, Pereira, que também estiveram presentes nesta Audiência Pública em solidariedade à luta de nossa categoria.

SINTECT/SP – GESTÃO RESPONSABILIDADE E + CONQUISTAS