REUNIÃO ENTRE ECT E FEDERAÇÕES DISCUTE DDA, ENTREGA MATUTINA E PONTO ELETRÔNICO

Notícia publicada dia 12/01/2019 15:47

A FINDECT participou de reunião em Brasília, nesta quinta-feira, 10 de janeiro, a convite da direção da Empresa, para tratar de temas importantes para a categoria dos Ecetistas. Representada por seu Presidente e vice-Presidente, companheiros José Aparecido G. Gandara e Elias Cesário (Diviza), a Federação apresentou seu posicionamento sobre a implantação do Registro Eletrônico de Ponto, Distribuição Domiciliar Alternada. Além destes, a FINDECT solicitou a inclusão da Entrega Matutina na pauta por entender que o tema exige urgência.

1 – Com relação ao Registro Eletrônico de Ponto, a FINDECT informa que através de consulta ao Ministério do Trabalho, este Órgão informou que o Registro Eletrônico de Ponto está contemplado na Portaria 1510/2011 do MTE a qual demonstra que a ECT pode implantar este sistema sem a necessidade de anuência da FINDECT.

A ECT propôs a implantação com anuência da Representação dos Trabalhadores sem o comprovante impresso do Registro de Ponto feito pelo próprio empregado. A essa situação, a Federação demonstrou preocupação com relação ao ônus da prova, pois neste caso poderia haver prejuízo ao trabalhador no caso de problemas com o sistema. Foi colocado também pela Empresa os custos com a impressão do ticket. A FINDECT entende o interesse em buscar diminuir custos, mas também se deve garantir que a legislação seja cumprida, sempre havendo tratamento isonômico para todos os trabalhadores da ECT sem exceções. Portanto, neste momento não houve consenso ficando a Empresa responsável por cumprir as normas do MTE caso implante o Registro Eletrônico.

2 – Quanto ao DDA, a FINDECT expôs vários problemas que ocorreram e que estão ocorrendo em varias Unidades onde foi implantado o DDA. A FINDECT cobrou um posicionamento da Direção da Empresa com relação ao descumprimento dos acordos feitos entre Sindicato e Empresa nas mesas regionais que tratam desse assunto.

3 – Entrega Matutina: a FINDECT cobrou da ECT a retomada imediata da Entrega Matutina nas Unidades que ainda não foram contempladas, pois se trata da saúde dos trabalhadores. A Empresa analisará as solicitações e dará retorno, em breve, para a solicitação.